A Arena MRV iniciou as melhorias na sua acústica. Após alguns meses de trabalho com profissionais especializados no assunto, a casa do Atlético-MG começa nos próximos dias a instalação de novas telhas capazes de aumentar a reverberação do barulho da torcida atleticana.
Durante o processo, foi construído uma câmara em uma das salas da Arena MRV, totalmente preparada para ser realizados os testes e reproduzir o som da torcida, identificar os campos de atuação, implementar medidas e avaliar o efeito causado por elas. O trabalho foi conduzido pela equipe do engenheiro Marco Antônio Vecci, professor e coordenador do Laboratório de Dinâmica e Acústica Estrutural da UFMG.
Diversos materiais foram testados em busca de uma solução para a reverberação do som e que não comprometesse a comunidade do entorno, mantendo a faixa de decibéis exigida dentro da Arena MRV, conforme regem as exigências das condicionantes do licenciamento.
A solução adotada será a instalação da chamada “telha trapezoidal lisa”, em aço 4mm e sem perfuração por cima da telha já instalada no teto do estádio, que possui furos. Assim, o resultado a ser obtido é de potencializar e manter o som produzido nas arquibancadas dentro da própria Arena. Importante ressaltar que não haverá retirada de nenhuma das camadas da cobertura que já está instalada.
Em um primeiro momento, a telha lisa, sem perfuração, será instalada na cobertura do setor sul da Arena MRV. A ideia é de que a implementação de cerca de 20 mil m² esteja concluída no início de 2025. Assim, nesta etapa inicial, será possível obter resultados dessa modificação e acionar novas etapas do projeto de melhoria da acústica do estádio.