Indústria

Clubes da Premier League aprovam novas regras de transação e patrocínio da liga

Dos 20 times, apenas quatro votaram contra as mudanças, entre eles o Manchester City, que está em disputa judicial com a competição

Clubes da Premier League aprovam novas regras de transação e patrocínio da liga
Foto: Divulgação

22 de novembro de 2024

2 minutos de Leitura

Nesta sexta feira (22), os clubes da Premier League aprovaram as alterações nas regras de Transação com Partes Associadas (APT), que tem como função assegurar que as equipes não se beneficiem de acordos comerciais de patrocínio ou de reduções de custos fora de valor justo de mercado (FMV).

Dos 20 times, 16 votaram a favor das propostas de mudanças da liga e apenas quatro foram contra, entre esses, o Manchester City, que esta em disputa judicial com a Premier League por conta de supostas violações financeiras envolvendo acordos de patrocínio e informações sobre as receitas do clube.

O objetivo dessas normas é manter a competitividade dentro da competição, impedindo que as equipes aumentem o valor de de contratos de patrocínio com empresas vinculadas a seus proprietários.

Os 16 favoráveis as novas propostas foram: Arsenal, Bournemouth, Brentford, Brighton, Chelsea, Crystal Palace, Everton, Fulham, Ipswich Town, Leicester City, Liverpool, Manchester United, Southampton, Tottenham, West Ham e Wolverhampton.

Do lado do Manchester City, votaram contra as mudanças Aston Villa, Newcastle e Nottingham Forest. Para que as regras ATP fossem aprovadas, a Premier League precisava de 14 votos a favor.

“O propósito das regras do APT é garantir que os clubes não sejam capazes de se beneficiar de acordos comerciais ou reduções em custos que não sejam de valor justo de mercado (FMV) em virtude de relacionamentos com partes associadas. Essas regras foram introduzidas para fornecer um mecanismo robusto para salvaguardar a estabilidade financeira, integridade e equilíbrio competitivo da liga”, escreveu a Premier League em um comunicado.

De acordo com o ge, a partir de agora será realizada uma avaliação de mercado para garantir que o investimento dos acionistas esteja dentro de um valor considerado justo pela liga. Caso a competição não considere a quantia justa, o empréstimo deverá ser rescindido e alterado para se adequar aos moldes da Premier League.

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT