Indústria

Clubes da Premier League projetam expansão de estádios visando aumento das receitas

Os times pretendem, juntos, aumentar a capacidade em pelo menos 115 mil assentos na próxima década

Clubes da Premier League projetam expansão de estádios visando aumento das receitas
Foto: Divulgação

13 de novembro de 2024

2 minutos de Leitura

Diversos clubes da Premier League estão planejando ou considerando reformar seus estádios com o objetivo de aumentar as receitas em dias de jogos, segundo o Financial Times. O jornal britânico de economia e negócios aponta que os times, juntos, pretendem elevar a capacidade em pelo menos 115 mil assentos na próxima década, o que representa um aumento de 14%.

Essa expansão também reduziria a dependência dos clubes em relação ao faturamento de transmissões e patrocínios, já que a Premier League negocia os acordos de mídia de forma centralizada e distribui os lucros entre as equipes. Com as reformas e melhorias, os times poderiam alcançar altos valores com a crescente demanda por ingressos.

As agremiações que, juntas, podem aumentar a capacidade de 115 mil assentos nos próximos dez anos incluem: Manchester United, Manchester City, Everton, Aston Villa, Norttingham Forest, Leicester, Ipswich, Crystal Palace, Fulham e Bournemouth.

A Deloitte revelou que 14% do faturamento dos clubes na temporada de 2022-23 veio por meio de dias de jogos, totalizando £ 867 milhões.

O United e o City tem planejamentos para reformas ou novas construções. Os Red Devils avançaram recentemente com o projeto de um estádio com capacidade para 100 mil pessoas, enquanto o seu rival da mesma cidade anunciou a obra que comportará 60 mil torcedores no Etihad Stadium.

Clubes que não apareceram no levantamento do Financial Times, como o Chelsea e o Newcastle também tem analisado reformulação de suas arenas ou construção de novos estádios.

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT