Os 20 clubes da Premier League irão votar nas emendas propostas pela liga para as regras de patrocínio, em uma reunião em Londres, no dia 22 de novembro. O encontro entre acionistas acontecerá pouco tempo depois da ação judicial movida e vencida pelo Manchester City contra a competição, em que o clube contestou as regulamentações sobre as Transações com Partes Associadas (APT), consideradas ilegais por um tribunal independente.
Para aprovar as mudanças, a Premier League precisa do apoio de 14 dos 20 clubes na reunião de acionistas. As regras APT foram criadas com o intuito de impedir que as equipes aumentem suas receitas com contratos acima do valor de mercado.
A proposta da liga inglesa é que sejam incluídos os empréstimos dos acionistas. A mudança, de acordo com o The Athletic, afetaria grande parte dos clubes, já que 14 das 20 equipes utilizaram empréstimos de proprietários recentemente. A Premier League espera resolver a questão de forma tranquila.
Já segundo o site The Times, outra proposta inclui a reversão de algumas regras introduzidas este ano, além do o direito dos times ao acesso antecipado aos dados usados pela Premier League para avaliar se um APT tem “valor justo de mercado”.
Vale destacar que, apesar das divergências sobre receitas e patrocínios envolvendo os times e a competição, foi revelado no mês passado que a Premier League irá ultrapassar a barreira de £ 1 bilhão em patrocínios entre as equipes nesta temporada, atingindo esse valor pela primeira vez na história.