Indústria

Flamengo, Palmeiras e mais dois sul-americanos devem ser cabeças de chave no Mundial 2025

Equipe carioca e time paulista teriam este benefício devido ao ranking da Conmebol; Atlético-MG ou Fluminense também podem ingressar a lista

Flamengo, Palmeiras e mais dois sul-americanos devem ser cabeças de chave no Mundial 2025
Foto: Arte Mengo Mania

13 de novembro de 2024

2 minutos de Leitura

A FIFA anunciou a data do sorteio dos grupos do Mundial de Clubes 2025: 5 de dezembro em Miami, nos Estados Unidos. O torneio, que contará com 32 times, será realizado entre 15 de junho e 13 de julho do próximo ano no país norte-americano. Confira as regras da competição, sedes e equipes participantes.

Nesta terça-feira (12), o jornalista Rodrigo Mattos, do Uol, informou Flamengo e Palmeiras devem ser cabeças de chave e assim enfrentarem menos clubes do futebol europeu na primeira fase do Mundial. Este benefício a equipe carioca e ao time paulista seria possível devido ao ranking da Conmebol, que pediu à Fifa que dos oito potes, quatro tenham cabeças de chave sul-americanos, o que ainda não foi confirmado pela entidade. Devido à pontuação do ranking, Flamengo, Palmeiras e River Plate estariam garantidos neste seleto grupo, restando assim mais uma vaga.

O Botafogo, mesmo se for campeão da Libertadores 2024, não será cabeça de chave devido ao ranking. Neste caso, o Fluminense tiraria proveito do título do rival e encabeçaria o pote. No entanto, em caso de título do Atlético na competição sul-americana, a equipe mineira garantiria tal “privilégio”. O Boca Juniors, outro time da América do Sul garantido no torneio, não será cabeça de chave por conta de sua pontuação.

Para se ter uma ideia da vantagem, Flamengo e Palmeiras teriam pela frente apenas um clube europeu em seu grupo e não do primeiro pelotão do continente, casos de Real Madrid e Manchester City, campeões da Champions League nos últimos anos. O time carioca e a equipe paulista possivelmente cairão no mesmo pote de clubes que figuram entre 5º e 8º lugar no ranking da UEFA, casos do Chelsea, Borussia Dortmund, Inter de Milão e Porto.

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT