O clube Deportivo Riestra escalou o influenciador digital Ivan Buhajeruk, conhecido como “Spreen”, como titular em um jogo da primeira divisão do Campeonato Argentino, na última segunda-feira (11). O influencer atuou por apenas um minuto na partida contra o Vélez, mas foi o bastante para o caso gerar revolta, discussões e investigações.
O influencer de futebol, que possui 5 milhões de seguidores no Instagram, entrou no jogo como parte de uma ação de marketing do clube com a marca de bebidas energéticas Speed Unlimited, empresa que patrocina o Deportivo Riestra, estampando a omoplata da camisa e que também possui parceria com Spreen.
A ação tem sido criticada pela imprensa argentina, por atletas e profissionais do futebol. Entre eles, o atacante da equipe adversária, Braian Romero.
“A mensagem para as crianças é que hoje a televisão mostrou-lhes um atalho e não é isso. Hoje foi uma falta de respeito com o futebol, acho que o que aconteceu hoje é uma mensagem errada que damos à sociedade, às crianças, a quem tenta até ao fim”, disse o jogador.
A equipe do canal Tyc que estava transmitindo a partida também classificou a ação como uma “vergonha e falta de respeito”. Com a repercussão negativa, o clube publicou um pronunciamento se desculpando pela ação.
“Infelizmente, esta ação de marketing gerou muitas opiniões negativas. Queremos apresentar as nossas mais sinceras desculpas a quem se sentiu ofendido. Em nenhum momento foi nossa intenção desrespeitar o Club Atlético Vélez Sarsfield ou o futebol argentino em geral”, escreveu o Desportivo Riestra.
De acordo com o Jornal TN, da Argentina, a Associação do Futebol Argentino iniciou uma investigação sobre o assunto.
Esta não foi a primeira iniciativa do clube buscando atrair atenção em sua temporada de estreia na primeira divisão do Campeonato Argentino. Em maio deste ano, o jovem atleta de 14 anos, Mateo Apolonio, foi escalado em um jogo da Copa Argentina diante do Newell´s Old Boys. O jogador se tornou o mais jovem a atuar em uma partida de futebol profissional no país, mas desde então, não foi escalado em nenhum outro jogo.