Indústria

Juan Mata torna-se sócio do San Diego FC, que estreia na MLS em 2025

Campeão da Copa do Mundo com a Espanha em 2010, o jogador adquire a participação na liga americana de futebol

Juan Mata torna-se sócio do San Diego FC, que estreia na MLS em 2025
Foto: Divulgação

21 de novembro de 2024

2 minutos de Leitura

Ainda em atividade no futebol, Juan Mata se tornou acionista do San Diego FC, equipe que estreia na Major League Soccer (MLS) em 2025. Os números envolvidos no negócio não foram divulgados.

O meia espanhol de 36 anos, atualmente no Western Sydney Wanderers, da Austrália, celebrou o acerto em suas redes sociais.

“Muito feliz de anunciar que sou um dos parceiros da nova e mais especial franquia da MLS, o San Diego FC. Muito obrigado ao grupo, ao Right to Dream e à MLS por permitir que eu seja o primeiro jogador em atividade a ser coproprietário de um clube da liga. É uma honra”, escreveu Mata, que atuou em grandes clubes na carreira como Chelsea e Manchester United, além de ter sido campeão do mundo com a Espanha em 2010.

Sobre o projeto citado por Juan Mata, o Right to Dream, ele apoia crianças carentes que têm o sonho de se tornarem atletas e se utiliza do esporte como meio de transformação social. Além do time norte-americano, outras duas equipes são parceiras da ONG: o Tutankhamun, do Egito, e o Nordsjaelland, da Dinamarca.

O meia espanhol e agora acionista do San Diego, também contribuí com outra ONG, a Common Goal, com a doação de 1% de seus rendimentos, sendo o primeiro jogador de futebol a apoiar à organização, desde 2017. Em 2023, Juan Mata ainda investiu na equipe Alpine, da Fórmula 1.

“Como campeão da Copa do Mundo, vencedor da Liga dos Campeões e um líder dentro e fora do campo, Juan incorpora excelência e propósito em tudo o que faz”, elogiou o Sir Mohamed Mansour, presidente do clube norte-americano.

Mata deixou o Vissel Kobe, do Japão, no ano passado e passou quase nove meses sem jogar futebol profissional. Contratado pelo Western Sydney Wanderers, ele estreou em outubro e está apto a atuar na sequência da temporada australiana que termina em maio de 2025.

Em fevereiro do próximo ano, o San Diego FC inicia sua trajetória na Major League Soccer.

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT