O Brasil está de volta ao grid da Fórmula 1. A Sauber anunciou Gabriel Bortoleto como novo piloto a partir da temporada 2025, no último ano da equipe suíça. Isso porque em 2026 correrá como escuderia de fábrica da Audi.
Mais cedo, a Sauber oficializou as saídas de Valtteri Bottas e Guanyu Zhou para a próxima temporada, o que gerou grande expectativa entre os brasileiros.
Na categoria, são oito títulos (dois de Emerson Fittipaldi, três de Nelson Piquet e três de Ayrton Senna), o que dá ao Brasil o status de terceiro maior vencedor da história.
“Este é um dos projetos mais empolgantes no automobilismo, senão em todos os esportes. Fazer parte de uma equipe que combina a rica história no automobilismo da Sauber e da Audi é uma verdadeira honra. Além de simplesmente ser um membro, tenho o objetivo de crescer com este projeto ambicioso e alcançar o auge do automobilismo. Sou imensamente grato pela oportunidade que a equipe me deu e pela chance de trabalhar ao lado de um piloto experiente como Nico. Ambos os programas têm um histórico comprovado de desenvolvimento de jovens talentos, e estou confiante de que, juntos, escreveremos nossa própria história de sucesso”, disse Bortoleto, que foi liberado do programa de desenvolvimento da McLaren para poder assinar com a escuderia.
“Estamos atualmente testemunhando uma mudança geracional na Fórmula 1, com jovens pilotos causando impacto imediato. Ao assinar com Gabriel Bortoleto, asseguramos um desses talentos de ponta. A contratação dele ressalta a estratégia de longo prazo da Audi e comprometimento com a Fórmula 1”, acrescentou Gernot Döllner, presidente da Sauber.
Líder da Fórmula 2, principal categoria de acesso à F1, Bortoleto despertou interesse da Sauber após após grande exibição em Monza, na Itália, no início de setembro, quando venceu após largar do último lugar.
O anúncio coloca Bortoleto como o primeiro brasileiro titular na Fórmula 1 desde 2017, quando Felipe Massa se aposentou pela Williams. No time, ele terá a companhia do alemão Nico Hulkenberg, atualmente na Haas.
Bortoleto é agenciado pela A14 Management, empresa de Fernando Alonso, bicampeão mundial e atual piloto da Aston Martin.
Trajetória de Gabriel Bortoleto
Nascido em São Paulo (SP), em outubro de 2004, Gabriel Bortoleto Oliveira tem 20 anos. Ele iniciou sua carreira no kart em 2012 e fez sua estreia de maneira profissional no Campeonato Italiano de Fórmula 4 em 2020.
Em 2021, entrou na Fórmula Regional Europeia. Ao longo de 2022, passou a ter sua carreira gerida por Fernando Alonso, bicampeão de F1 e atual piloto da Aston Martin.
Em 2023, Bortoleto desembarcou na Fórmula 3. Já no primeiro ano, não somente foi campeão, como passou a ser parte do Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren, onde Ayrton Senna fez história com três títulos mundiais. Na escuderia, inclusive, ele testou o MCL 36, carro que a McLaren disputou a temporada de 2022 da F1. Os resultados de Bortoleto foram os melhores já obtidos por um novato.
Em 2024, a chance de pilotar na Fórmula 2 e ficar cada vez mais próximo da Fórmula 1. No momento, restando apenas duas etapas para o fim da temporada, é o líder na tabela de classificação.
Na semana passada, a McLaren encerrou sua ligação com o piloto, liberando-o de seu Programa de Desenvolvimento de Pilotos no fim deste ano “para perseguir uma nova oportunidade na carreira dele”.
Patrocinadores
Atualmente, Bortoleto possui contratos de patrocínio com o Banco BRB (segmento financeiro) e a Porto (seguros), e também com marcas internacionais, como Snapdragon (tecnologia), Barthelemy (moda) e Ebury (fintech especializada em câmbio e pagamentos internacionais).