Licenciamento

Seleção Paraguaia lança camisa com sistema de percepção de cores para deficientes visuais

O uniforme utiliza o Sistema Constanz, que usa símbolos táteis para facilitar a associação com diferentes cores e tonalidades

Seleção Paraguaia lança camisa com sistema de percepção de cores para deficientes visuais
Foto: Reproudção

21 de novembro de 2024

2 minutos de Leitura

A Seleção Paraguaia, ao lado de seus patrocinadores PUMA e Pilsen, lançou uma camisa desenvolvida especialmente para pessoas com deficiência visual. A produção do uniforme contou com a colaboração de empresas especialistas em design e tecnologia e apresenta o Sistema Constanz, que permite aos torcedores com deficiência visual “sentir” as cores através do toque.

Esta tecnologia é uma espécie de linguagem de cores acessível, que utiliza símbolos de fácil associação a cada cor: chamas de fogo para o vermelho, ondas de água para o azul e um círculo oco por onde passa a luz para o branco, as três cores da seleção do Paraguai.

De acordo com o anúncio de lançamento “a camisa vai revolucionar a forma como os adeptos com deficiência visual vivenciam o desporto, permitindo-lhes desfrutar do futebol de uma forma especial”.

O Sistema Constanz foi desenvolvido pela artista colombiana Constanza Bonilla. Inspirado no sistema Braile, ele utiliza relevos que representam diferentes cores e tonalidades. As primárias (amarelo, azul e vermelho) são associada a um tipo de linha única: linhas retas representam o amarelo, linhas onduladas representam o azul e linhas em ziguezague representam o vermelho. Já as secundárias e as diferentes tonalidades, são criadas combinando essas linhas iniciais com símbolos adicionais, como círculos ou pontos.

A camisa estará à venda a partir do jogo de hoje contra a Argentina, às 20h, pelas eliminatórias da Copa do Mundo.

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT