A atriz Whoopi Goldberg criou o “All Women Sports Network” (AWSN), canal dedicado aos esportes femininos que dará visibilidade para diversas competições.
Goldberg destacou que a rede terá transmissões ao vivo de todas as modalidades praticadas por mulheres, de futebol ao curling. A plataforma nasce em parceria com a CommonSpirit, empresa de saúde norte-americana.
“Será o lar dos esportes femininos ao vivo do mundo todo. Tudo, desde futebol, basquete, tênis, críquete, curling, o que quer que seja. Se uma mulher estiver jogando, nós mostraremos”, disse a atriz durante o anúncio.
Até o momento, a rede transmite futebol (Liga das Nações feminina, da Uefa, por exemplo), tênis (WTA), futebol americano, vôlei de praia, basquete, críquete e tênis de mesa, entre outros.
O AWSN já está ativo em alguns países na Ásia, como a Índia, e no Oriente Médio. Na próxima semana, será lançado nos Estados Unidos. De acordo com a atriz, um dos objetivos da iniciativa é promover o esporte feminino.
“Desde que eu era criança, sempre quis praticar esportes. Meu irmão sabia jogar, ele jogava de tudo. E para mim eles diziam: ‘Oi, garotinha’. Isso sempre me irritou. Então, por anos, tenho falado com as pessoas: ‘Não seria ótimo se pudéssemos viajar pelo mundo, começar a ter atletas jovens do ensino médio para que possamos crescer com elas?’”, contou Whoopi.
“Sinto que isso nos ajudará a mostrar que os esportes, quando são feitos brilhantemente, não importa quem os faz. E nós não temos esse relacionamento com os esportes femininos. Sempre disse que queria fazer isso, e depois de 16 anos alguém ouviu”, finalizou.