O Paraguai entrou oficialmente na disputa para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. Nesta semana, o presidente do Comitê Olímpico Paraguaio, Camilo Pérez, anunciou ao lado do presidente do país, Santiago Peña, a candidatura da capital Assunção para receber o evento esportivo daqui a seis anos. A declaração foi feita por meio das redes sociais e marca a ambição do País em se consolidar como um destino de grandes competições internacionais.
“Hoje damos um grande passo para o esporte paraguaio. Agradecemos ao presidente Santiago Peña por assinar a carta de garantia que respalda nossa candidatura para ser sede dos Jogos Pan-americanos 2031”, publicou Camilo Perez.
A escolha da sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031 será anunciada em agosto de 2025, em Assunção, reforçando a relevância da cidade no cenário esportivo do continente. A capital paraguaia já tentou, sem sucesso, sediar a edição de 2027, quando Lima, no Peru, foi eleita como anfitriã. Agora, Assunção retoma a disputa com o objetivo de garantir o posto na próxima edição do Pan.
Enquanto o Paraguai já oficializou sua candidatura, o Brasil está na etapa de definição de sua representante para a disputa pela sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) tem a tarefa de escolher entre duas opções: São Paulo ou uma proposta conjunta envolvendo Rio de Janeiro e Niterói.
De acordo com as regras, apenas uma cidade poderá entrar oficialmente na corrida. O anúncio final do COB está marcado para 29 de janeiro de 2025, quando será revelada a candidata na competição para sediar o evento.





