Coluna

Os personagens do marketing esportivo

Acho muito interessante mostrar ao mercado que o marketing esportivo tem espaço pra os mais diferentes tipos de personas

Os personagens do marketing esportivo

03 de dezembro de 2024

3 minutos de Leitura

Thales Paoliello
Thales Paoliello
Sócio da Monday Marketing Esportivo, agência de marketing esportivo fundada em 2009, especializada em patrocínios e ativação.

Assim como um time de futebol não é formado apenas pelos 11 jogadores que entram em campo, o nosso tão querido marketing esportivo tem sempre um time de craques participando de cada ativação, de cada patrocínio, cada postagem que vocês veem por aí.

Acho muito interessante mostrar ao mercado que o marketing esportivo tem espaço pra os mais diferentes tipos de personas. Tem espaço até para os que pouco acompanham o futebol, e esportes em geral. Mas já deixo um spoiler, assim que você começar a trabalhar você vai gostar cada vez mais.

Ouço muito de quem está começando o mercado de trabalho e tem um sonho em trabalhar com marketing esportivo, que não sabem exatamente onde se encaixar aqui.

Por isso trago pra vocês nessa coluna desse mês um pouco de dois personagens do nosso mercado, e essas histórias.

Gustavo e Luana. Vieram de outros mercados, com um sonho de trabalhar com esporte. Gustavo já foi atleta amador. Luana acompanhava jogos no Maracanã e São Januário na sua infância. Os dois começaram tímidos, e hoje vestem a camisa 10 de suas áreas.

E porque eu disse “suas áreas”? Porque como citado acima, temos muitas áreas para se trabalhar no marketing esportivo.

De uma grande rede varejista, até o esporte, Luana Firmino é responsável pelo atendimento na MONDAY, e ela domina a posição com maestria. Fala com todas as pontas de todos os processos envolvendo ativações e patrocínios.

“Sem dúvidas o varejo foi uma excelente oportunidade para aprimorar as habilidades como ouvir, identificar problemas e oferecer soluções. Isso é algo que faz toda a diferença porque liderar o atendimento da agência exige um olhar atento aos detalhes e jogo de cintura para adaptar todas as frentes necessárias, objetivando sempre marcar vários gols com excelência!”

Já o Gustavo Cunha, ou Gu para os mais próximos, se especializou em criar ativações e hoje é responsável por tudo que sai de ideia da MONDAY. E pergunta pra ele se existe essa posição no mercado? Não existe. Mas assim como ele cria as ideias, ele criou essa posição.

“Particularmente, sou apaixonado pelo que faço. O esporte tem um poder que, sinceramente, não sei se outra coisa tem: unir pessoas e criar memórias inesquecíveis. É muito gratificante ver uma ideia que saiu de uma reunião se transformar em uma lembrança eterna entre Pai e Filho. Ajudar a conscientizar sobre uma causa e, muitas vezes, até aparecer na televisão em rede nacional, ampliando ainda mais o que desejamos comunicar.”

Hoje, eles enxergam quase todos os dias algo na televisão que eles que fizeram. Sim, eles que fizeram. Trabalhar com marketing esportivo é mudar o jogo. É ver o seu jogo aparecendo na TV. É vibrar em casa independente do seu time de coração, alias, você pode até torcer pro seu rival! Eles contribuem para o crescimento do esporte no Brasil.

Eles e milhares de pessoas que trabalham na nossa área. Tem espaço pra todos. Isso é esporte. Isso é marketing esportivo. O jogo vai além das 4 linhas.

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT