Indústria

A evolução do poker no cenário global através de ações da World Poker Federation (WPF)

Após obter reconhecimento como esporte mental, a entidade busca fortalecer federações nacionais e ampliar significativamente a base de fãs da modalidade

A evolução do poker no cenário global através de ações da World Poker Federation (WPF)
Foto: iStock/Getty Images

20 de fevereiro de 2025

3 minutos de Leitura

Nos últimos anos, o poker ampliou significativamente sua popularidade no mundo. Com o aumento de jogadores e entusiastas, surgiu a necessidade da criação de organizações para atuar na promoção e na regulamentação da modalidade, visando expandir o reconhecimento e garantir a ética do jogo.

Em 2022, tomando para si a missão de unir a comunidade global do esporte, a World Poker Federation foi fundada em São Paulo. Apesar de recente, a entidade, que possui mais de 50 países afiliados, vem sendo responsável por avanços comerciais e pelo aprimoramento da estrutura dos campeonatos.

Como consequência desse trabalho, o poker conseguiu avanço importante no ano passado, ao garantir vaga na International Mind Sports Association (IMSA), obtendo reconhecimento como um esporte de mente.

A chancela, que é obtida por modalidades que demandem habilidades intelectuais, oferece ao esporte a oportunidade de interagir com novas plataformas e a licença para atuar no Mind Sports Olympiad, um dos maiores eventos de esportes mentais do mundo.

Em entrevista para o MKTEsportivo, Leonardo Cavarge, CEO da World Poker Federation, detalhou as estratégias da organização após a obtenção da aprovação.

“A WPF está concentrada na consolidação de uma estrutura esportiva para o poker. O objetivo é padronizar regulamentos, fortalecer federações e estabelecer circuitos competitivos nacionais, garantindo que o poker tenha um sistema semelhante ao de outros esportes. A inclusão do poker em eventos multiesportivos e a aproximação com federações de outros esportes da mente são frentes importantes para reforçar essa estrutura”, disse Leonardo Cavarge, em entrevista exclusiva para o MKTEsportivo.

As iniciativas recentes da World Poker Federation buscam garantir que a base construída ao longo dos anos sirva de suporte para um crescimento sustentável, apresentando um cenário competitivo integrado.

E nessa estratégia, Cavarge evidenciou que o âmbito digital é um dos setores fundamentais para a execução desse plano.

“A atuação digital da WPF tem sido um dos pilares para fortalecer a imagem do poker como esporte da mente e ampliar sua presença global. A Federação investe na produção de conteúdo estratégico voltado para a educação do público, destacando a habilidade e estratégia envolvidas no jogo. O trabalho de SEO tem sido outro diferencial, garantindo que as páginas da WPF apareçam como referência para quem busca informações sobre o poker e seus avanços”, detalhou Leonardo.

Além destas iniciativas, a WPF vem trabalhando para ampliar a base de jogadores por meio da estruturação do poker como um esporte acessível e bem regulamentado.

Dessa forma, a oficialização da modalidade pela IMSA deverá impactar diretamente essa expansão, eliminando barreiras e abrindo portas para novos públicos.

“A Federação tem investido na criação de um caminho profissional mais claro para os jogadores, fortalecendo federações nacionais e garantindo que competições oficiais ofereçam oportunidades reais de crescimento dentro da modalidade. Além disso, o trabalho de normalização do poker no cotidiano, associando-o a outros esportes intelectuais e destacando seus benefícios estratégicos e educacionais, tem sido fundamental para atrair novos praticantes”, finalizou o executivo.

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT