Apesar das recentes críticas à bola utilizada nesta edição do Campeonato Paulista e Campeonato Carioca, um levantamento do Bolavip Brasil constatou que este modelo da Penalty é o mais procurado pelos internautas brasileiros.
As pesquisas pela bola superaram a demanda por modelos das marcas multinacionais que lideram o segmento de material esportivo pelo mundo, como a Nike, a adidas e a Puma.
O volume de buscas foi calculado pela palavra chave “bola + marca” nos últimos doze meses, considerando as marcas estrangeiras citadas acima, além de Umbro, Reebok, Uhlsport e Topper, e também as brasileiras Penalty e Poker.
A bola da Penalty foi a mais buscada durante todo o período analisado, antes mesmo da crítica feita por Neymar. A Nike, que ficou em segundo lugar, fornece as bolas de competições organizadas pela CBF, como Copa do Brasil, Brasileirão e Supercopa do Brasil.
Completando o pódio, a bola da adidas, que marca presença na Champions League e na Copa do mundo a cada quatro anos, aparece em terceiro na lista. Em quarto, está a Puma, que fornece para as competições da Conmebol (Libertadores, Sul-Americana e Recopa Sul-Americana).
O fato das bolas da Penalty serem mais acessíveis do que a dos principais concorrentes é uma das características que pode justificar o alto volume de pesquisas. O modelo premium da Penalty custa R$ 600, 50% mais barato que a bola premium da Nike, comercializada por R$1.235.
Confira abaixo a lista completa das bolas de futebol mais populares do Brasil nos últimos 12 meses:
- Penalty – 113.824 buscas
- Nike – 55.524 buscas
- Adidas – 19.738 buscas
- Puma – 1.490 buscas
- Topper – 795 buscas
- Umbro – 16 buscas
- Poker – 16 buscas