O surfe vive momento especial no mercado brasileiro. Obtendo presença significativa nas mídias sociais e em grandes veículos, a modalidade ampliou sua popularidade nos últimos anos.
Parte crucial desse momento, a parceria entre a Globo e a WSL (World Surf League), vem gerando tanto resultados de audiência significativos, como também possibilitado o aumento do interesse de grandes marcas.
Com cobertura multiplataforma através de cinco canais, a colaboração atinge milhões de pessoas em todo o mundo, exibindo eventos ao vivo da Liga Mundial de Surfe e disponibilizando diversos conteúdos do esporte no digital.
Em entrevista para o MKTEsportivo, Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina, detalhou os impactos da parceria tanto para a surfe como para a organização.
“A renovação do contrato com a TV Globo é um resultado muito positivo, demonstrando o compromisso com a excelência na transmissão de conteúdos da WSL. A parceria fortalece nossa posição no mercado e abre novas oportunidades para inovar, proporcionando experiências enriquecedoras aos espectadores. Essa renovação é um marco histórico para ambas as partes e estamos ansiosos para continuar a colaboração e mostrar o melhor surfe do mundo para os fãs brasileiros”, disse Ivan Martinho, com exclusividade para o MKTEsportivo.
Além de transmitir os principais eventos da modalidade, a cobertura do Grupo Globo da WSL exibe detalhes da trajetória de atletas e aborda sobre o lifestyle da modalidade, proporcionando uma visão mais abrangente do esporte.
Inclusive, a diversificação de conteúdo também é uma estratégia adotada nas plataformas digitais, onde a Liga Mundial de Surfe vem registrando um aumento constante em sua base de fãs.
“A parceria tem impulsionado a criação de materiais especiais, bastidores, entrevistas e análises que enriquecem a experiência do fã. A integração entre as transmissões e as plataformas digitais permitiu uma comunicação mais dinâmica e interativa, ampliando nossa audiência global e fortalecendo a comunidade do surfe”, detalhou Ivan.
No ano passado, durante a disputa dos Jogos Olímpicos 2024, a Globo também desempenhou papel crucial no aumento da popularidade do surfe, o colocando em destaque durante horário nobre da TV aberta (faixa entre às 20h e 23h).
Durante o evento na capital francesa, o esporte figurou em reportagens do Jornal Nacional, além de interromper a programação habitual com a bateria decisiva que resultou nas medalhas de bronze de Gabriel Medina e de prata da Tatiana Weston-Webb.
Já nesse ano, a novidade ficou por conta do retorno da WSL à grade de programação da TV Globo. A transmissão das finais da etapa do Championship Tour 2025 da WSL em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, concretizou a volta de um evento da organização à emissora após quase uma década.
“No passado recente, obtivemos recordes históricos de audiência nos canais Globo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Isso gera um apetite ainda maior da emissora na hora de apostar nesse esporte. Em 2025,o retorno da WSL à TV Globo. A parceria vai se consolidando cada vez mais, o que faz com que a gente espere um aumento contínuo na popularidade da modalidade, impulsionando a participação de novos ídolos e a formação de novos talentos”, finalizou.