Mídia

MLB anuncia fim da parceria de décadas com a ESPN

No comunicado oficial, a liga demonstrou insatisfação com a forma como o canal tratava o produto

MLB anuncia fim da parceria de décadas com a ESPN
Foto: Brandon Sloter/Getty Images

24 de fevereiro de 2025

2 minutos de Leitura

A Major League Baseball (MLB) encerrará parceria de décadas com a ESPN após o término da temporada 2025. No comunicado oficial, a liga demonstrou insatisfação com a forma como o canal tratava o produto.

De acordo com a organização, o player reduziu a cobertura e o investimento no esporte.

“Dado que a MLB fornece forte audiência, dados demográficos valiosos e o direito exclusivo de cobrir eventos únicos como o Home Run Derby, a demanda da ESPN para reduzir as taxas de direitos é simplesmente inaceitável. Como resultado, concordamos mutuamente em rescindir nosso acordo”, disse o comissário da MLB, Rob Manfred.

Nos últimos meses, a ESPN iniciou movimento para reduzir os valores pagos pelos direitos da liga. Com isso, a imprensa norte-americana passou a especular que uma das partes poderia acionar cláusula de rescisão.

Caso não fosse reivindicado até o dia primeiro de março, o acordo não poderia mais ser rompido, seguindo até o final de 2028. Sendo assim, as partes optaram mutuamente no encerramento do vínculo.

A ESPN exibiu a primeira partida da MLB em 1990 e, daí em diante, passou a ser uma das principais parceiras da organização. O contrato entre as partes era de cerca de US$ 550 milhões por temporada, sendo o segundo maior pacote de direitos de TV nacionais nos Estados Unidos.

“Ao tomar essa decisão, aplicamos a mesma disciplina e responsabilidade fiscal que construiu o portfólio de eventos ao vivo líder do setor da ESPN, à medida que continuamos a aumentar nossa audiência em plataformas lineares, digitais e sociais. Como temos feito durante todo o processo, continuamos abertos a explorar novas maneiras de atender os fãs da MLB em nossas plataformas além de 2025″, disse a ESPN, em nota.

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT