Indústria

Os comerciais do Super Bowl mais memoráveis da última década

Das dez produções mais lembradas ​​do evento na última década, apenas três foram ao ar durante a década de 2020

Os comerciais do Super Bowl mais memoráveis da última década
Foto: Reprodução

09 de fevereiro de 2025

3 minutos de Leitura

Ter grande investimento ou a presença de celebridades não é certeza de notabilidade para campanhas publicitárias quando o assunto é Super Bowl. Inclusive, saiba onde assistir ao Super Bowl LIX entre Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles.

Segundo a Cowry Consulting, agência independente VCCPO, os anúncios com famosos não integraram nem 50% do Top10 das ações mais memoráveis do evento.

O levantamento foi feito a partir de teste de memória, conduzido por meio de uma mistura de recordação assistida e não assistida, realizado com mil pessoas nos Estados Unidos.

O estudo incluiu a exibição de trechos de anúncios do Super Bowl para ver se os entrevistados se lembravam da propaganda e a quais marcas estavam relacionadas. Como parte da análise, os participantes tiveram que classificar as ações em categorias como humor, drama e outras temáticas.

Com isso, após um exercício de distração, os analisados viram as longas listas de ações e foram questionados sobre quais se lembravam. Outro fato que chamou atenção é que dos dez anúncios mais memoráveis, apenas três foram ao ar durante a década de 2020.

A campanha vencedora foi “Puppy Love” (2014), da Budweiser, a mais antiga produção da lista. E a idade média das propagandas integrantes no top10 foi de sete anos e meio.

Com relação aos motivos que fizeram as peças serem fixadas, oito das 10 mais citadas são de humor, porém dois dos três primeiros se enquadram na categoria “emocionante ou que faz você querer chorar”, incluindo “Puppy Love” e “Forever” para The Farmer’s Dog.

Outras duas focaram na surpresa, incluindo “Ultrasound” para Doritos e “Crash the Super Bowl”.

Os famosos apareceram em quatro anúncios do ranking: Arnold Schwarzenegger (e Danny DeVito) para a State Farm em 2024); Kevin Hart para a Hyundai em 2016,; DeVito novamente para a M&M’s em 2018 e a dupla Alex Rodriguez e Charlie Sheen na propaganda da Planters de 2017.

Por fim, o estudo avaliou que peças com cães tiveram melhor resultado do que produções com celebridades, incluindo os anúncios da Budweiser e Farmer’s Dog e o nº 6, “Wiener Stampede”, (2016) para a Heinz. Além disso, nenhuma agência se destacou com duas campanhas entre as 10 da lista.

“Celebridades não são necessariamente um atalho para a memorabilidade. Somos grandes defensores de patrimônios de marca e plataformas duradouras que resistam ao teste do tempo”, comentou Martin Coomber, chefe de estratégia da VCCP US.

Confira o Top3 dos comerciais mais memoráveis do Super Bowl

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT