O futebol segue como o esporte mais popular no Brasil, mas a globalização tem ampliado o espaço para outras modalidades. Ligas que são referência em seus países de origem vêm atraindo mais atenção do público brasileiro.
Um exemplo claro é a National Football League, principal liga de futebol americano dos Estados Unidos, que recebeu seu primeiro jogo no Brasil em 2024 e que voltará ao nosso País neste ano. Recentemente, um estudo apontou que os fãs da NFL são 45% mais fiéis aos patrocinadores que a média dos brasileiros.
De acordo com um levantamento da Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, entre setembro de 2024, mês de início da 59ª edição da liga, e janeiro de 2025, foram registradas mais de 13,3 milhões de pesquisas sobre o esporte. O número representa um aumento de 54,6% em comparação ao mesmo período de 2022.
Apesar desse crescimento, o volume de buscas ainda fica bem abaixo do Brasileirão, principal competição nacional, que registrou mais de 45 milhões de pesquisas apenas em abril do ano passado, mês de sua estreia. Mesmo com o avanço da NFL, a NBA, considerada a maior liga de basquete do mundo, segue sendo o torneio estrangeiro mais pesquisado pelos brasileiros. A liga somou mais de 20,8 milhões de buscas entre setembro de 2024 e janeiro de 2025, com uma média mensal de 5,4 milhões, enquanto a NFL obteve 1,2 milhão de buscas mensais no mesmo período.
“O crescimento de mais de 54% nas buscas pela NFL reflete a globalização do esporte e o impacto do digital no consumo dos torcedores brasileiros. Esse interesse chamou a atenção da própria liga, que escolheu o Brasil para sediar sua primeira partida oficial na América do Sul. Em setembro de 2024, mais de 48 mil fãs lotaram a Arena do Corinthians para assistir Eagles x Packers, e a NFL já confirmou seu retorno em 2025 com um jogo dos Chargers também em São Paulo. Apesar de a NBA ainda liderar entre os esportes americanos no país, a NFL segue ganhando força e conquistando cada vez mais espaço”, explica Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil.
Mesmo com números inferiores aos do futebol e do basquete, a NFL já se consolidou entre as principais competições esportivas anuais pesquisadas pelos brasileiros. Confira a média mensal de buscas em 2024 e no início de 2025:
- Brasileirão – 21,5 milhões
- Libertadores – 7,1 milhões
- NBA – 5,4 milhões
- Premier League – 4,6 milhões
- Champions League – 2,6 milhões
- La Liga – 2 milhões
- NFL – 1,2 milhão
- Bundesliga – 1 milhão
- Ligue 1 – 279 mil
- Super Bowl – 133 mil
A crescente popularidade da NFL e da NBA no Brasil está diretamente ligada à construção de comunidades de fãs, impulsionada por eventos que proporcionam experiências imersivas. Iniciativas como a NBA House e o NFL In Brasa têm aproximado torcedores dessas ligas, fortalecendo o engajamento e a lealdade do público.
Para Pedro Oliveira, sócio e cofundador da OutField, holding focada em estratégia, inteligência e investimentos no esporte e no entretenimento, essas ações, aliadas ao crescimento do consumo digital, são fundamentais para consolidar a presença dessas ligas no Brasil e transformar fãs ocasionais em uma base mais engajada.
“A NFL e a NBA têm investido pesado em estratégias que vão além dos campos e quadras. A NBA House, por exemplo, é um espaço que traz a cultura do basquete para perto dos fãs, com atividades interativas e experiências únicas. Já o NFL In Brasa trabalha para criar uma comunidade forte de torcedores, promovendo eventos e conteúdos que aproximam a liga do público brasileiro. O anúncio de dois jogos da NFL no Brasil na próxima temporada é um marco importante, pois mostra que o país não é apenas um mercado consumidor, mas um território estratégico para a expansão global dessas ligas. A chave para o sucesso aqui é entender a paixão do brasileiro pelo esporte e transformá-la em engajamento”, comenta.