A Fórmula 1 tem desfrutado de um aumento de vendas de produtos temáticos a partir de acordos fechados recentemente com a LEGO e Hot Wheels. Prova disso, é que o mercado brasileiro registrou um crescimento de 1.000% em 2024, se comparado ao mesmo período de 2023. O número faz parte de um estudo feito pela Circana, empresa especializada em análise do comportamento de consumo.
O aumento também foi significativo em outros países como México e Estados Unidos, onde a categoria vem ganhando a atenção do público. A pesquisa foi realizada em 12 países, incluindo Brasil, México, EUA, Canadá, Inglaterra, Espanha, França, Alemanha, Holanda, Itália, Bélgica e Austrália.
Além da Fórmula 1, outras marcas do automobilismo também tiveram desempenhos destacados no Brasil entre brinquedos voltados ao público jovem, como McLaren (1.176%), Mercedes-Benz (125%) e Ferrari (125%).
A colaboração da Fórmula 1 com a Hot Wheels, por exemplo, aproxima a categoria do público infanto-juvenil. O modelo Single 1:64 Assortment da marca, disponível em mais de 150 países, é o brinquedo mais vendido no mundo, de acordo com a Circana. Até 2024, aproximadamente 8 bilhões de unidades foram comercializadas ao longo dos 50 anos de história desse produto.

Já a parceria com a Lego gerou uma linha de produtos focados na Fórmula 1. Segundo a Circana, os blocos de construção representam mais de 80% das vendas de brinquedos temáticos da F1 no Brasil. Um dos maiores sucessos foi o lançamento do modelo Lego McLaren Senna em 2024, em homenagem aos 30 anos da morte do piloto brasileiro. O produto gerou mais de R$ 9 milhões em vendas no ano passado, liderando entre os itens da F1 no país.
Por fim, a F1 também renovou acerto com a Topps, expandindo a influência da categoria no ramo dos colecionáveis, mercado que movimenta milhões de fãs em todo o mundo.