Indústria

Bundesliga revela recordes em receitas e ingressos vendidos em 2023/24

O relatório divulgado pela Liga Alemã de Futebol também evidenciou a estabilidade financeira dos clubes nas competições

Bundesliga revela recordes em receitas e ingressos vendidos em 2023/24
Foto: Getty Images

11 de março de 2025

2 minutos de Leitura

A Liga Alemã de Futebol (DFL) publicou nesta terça-feira (11) um relatório revelando que as duas principais divisões do futebol alemão, a Bundesliga e a Bundesliga 2, registraram receitas e números de público recordes na temporada 2023-2024.

A receita total na última temporada chegou a € 5,87 bilhões (US$ 6,4 bilhões), um aumento de 12% comparado aos resultados da temporada 2022/2023. A competição também teve um recorde em ingressos vendidos, com mais de 20,74 milhões, ultrapassando a marca de 20 milhões pela primeira vez na história.

Outro ponto evidenciado e comemorado pela DFL foi a estabilidade econômica dos clubes da Bundesliga pós crise da Covid-19. De acordo com a liga, todos os 18 times da primeira divisão e 14 dos 18 da segunda, têm patrimônio líquido positivo. Além disso, metade dessas equipes terminaram o campeonato no azul.

O relatório ainda destaca que as duas competições geraram 62 mil empregos na Alemanha, representando uma elevação de 12% em relação à temporada anterior e superando o recorde anterior de 56 mil empregos gerados em 2018/2019.

“Os números da temporada 2023/24 demonstram que o futebol profissional alemão está enviando sinais econômicos positivos, contrariando a tendência geral. Além do impacto financeiro, o futebol tem um papel fundamental na sociedade. Nossos estádios são espaços onde pessoas de todas as origens e classes sociais se reúnem para compartilhar emoções e momentos inesquecíveis”, comentou Hans-Joachim Watzke, porta-voz do Conselho Executivo e Presidente do Conselho de Supervisão da DFL

“Após a temporada 2023/24, nossos balanços refletem um cenário sólido e uma mensagem clara: o futebol profissional alemão contribui significativamente para a vida na Alemanha, tanto emocional quanto economicamente. A estabilidade financeira dos clubes depende, em grande parte, do marketing central, responsável por quase um terço das receitas. Nosso objetivo deve ser fortalecer ainda mais essa estratégia – a concessão dos direitos de mídia nacionais a partir de 2025/26 é um primeiro passo crucial nesse caminho”, disse o diretor administrativo da DFL, Steffen Merkel.

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT