A Federação Paulista de Futebol (FPF) confirmou que a final do Campeonato Paulista entre Corinthians e Palmeiras terá o impedimento semiautomático. O conselho da Federação anunciou a novidade na última terça-feira (11).
É a primeira vez que a tecnologia estará disponível no Brasil, mas ela já é utilizada em jogos da Champions League, Premier League e Copa do Mundo (2022).
Atualmente, as linhas de impedimento são traçadas manualmente por profissionais do VAR. A ferramenta utiliza um sistema de câmeras e Inteligência Artificial para facilitar e agilizar as decisões da arbitragem. Ao todo, serão utilizadas 10 novas câmeras que ficarão ao redor do campo, oferecendo uma visão 3D da partida. O custo de implementação do impedimento semiautomático para a decisão será de R$ 1 milhão.
“É uma luta, contratamos a tecnologia, mas não é em todo estádio que dá para fazer a operação. Custa em torno de 1 milhão, por isso que só tem em final de Libertadores, Champions League e nesta temporada na Premier League. É um investimento alto de uma empresa que faz isso mundialmente, mas entendemos junto dos clubes que é um investimento que vale a pena”, comentou Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF.
O primeiro jogo da final entre Corinthians e Palmeiras acontecerá no próximo domingo (16), no Allianz Parque, às 18h. Já a partida de volta será na Neo Química Arena, no dia 27, às 21h35.