Indústria

Eagles e Lions expandem atuação global e passam a explorar o mercado brasileiro

Com a adesão ao Programa de Mercados Globais, franquias da NFL terão direitos comerciais para ativar suas marcas no Brasil

Eagles e Lions expandem atuação global e passam a explorar o mercado brasileiro
Foto: Divulgação/ NFL Brasil

31 de março de 2025

3 minutos de Leitura

Após definirem o Brasil como novo mercado comercial, Detroit Lions e Philadelphia Eagles iniciam as suas operações no país a partir desta temporada, com as duas franquias da NFL passando a integrar o Programa de Mercados Globais (GMP, na sigla em inglês), juntando-se a New England Patriots e Miami Dolphins, que já atuam no mercado nacional.

Com isso, tanto Lions quanto Eagles poderão explorar direitos de marketing e expansão comercial no Brasil a partir desta segunda-feira (31). Espera-se um aumento nas iniciativas voltadas aos fãs locais, incluindo eventos, programas de desenvolvimento do esporte e parcerias comerciais, ampliando a presença da NFL no Brasil.

Ambas as equipes já fazem parte do GMP em outros países, visto que o Detroit Lions tem atuação na Áustria, Canadá, Alemanha e Suíça, já o o atual campeão Philadelphia Eagles participa dos mercados de Austrália, Gana e Nova Zelândia.

O crescimento da base de fãs em nosso País foi determinante para essa ampliação, contando com um aumento de 54% nas buscas por NFL entre 2024 e 2025 e o sucesso comercial com o primeiro duelo da liga em território brasileiro entre Eagles x Packers.

O que é GMP?

O Programa de Mercados Globais da NFL foi criado em 2022 e desde então concede às equipes direitos exclusivos de marketing internacional, permitindo que expandam suas marcas e alcancem novos públicos fora dos Estados Unidos.

As franquias podem desenvolver ações de engajamento, eventos promocionais, parcerias comerciais, programas de desenvolvimento do flag football – modalidade que será olímpica em Los Angeles-2028 – e busca por patrocínios. Atualmente, 29 times participam do programa, abrangendo 21 mercados internacionais.

As franquias podem solicitar novos mercados internacionais a cada temporada, e os direitos concedidos pelo GMP valem por cinco anos. Durante esse período, elas podem promover atividades no país, como fizeram Dolphins e Patriots no NFL In Brasa, evento anual realizado na semana do Super Bowl em São Paulo.

“Estamos entusiasmados por ter mais dois times se juntando ao Programa de Mercados Globais no Brasil”, celebrou o general manager da NFL Brasil, Luis Martinez.

“O país é um mercado importante para a NFL e tem 36 milhões de fãs da liga, sendo a terceira maior base no mundo. Estamos ansiosos para trabalhar com o Lions e o Eagles, duas franquias fantásticas, para continuar a impulsionar a emoção em nossa apaixonada base de fãs”, acrescentou.

Neste ano, além da ampliação do mercado brasileiro, a NFL já confirmou um jogo da temporada regular em São Paulo, com o Los Angeles Chargers sendo o time mandante da partida que ainda tem adversário definido, mas que acontecerá no dia 5 de setembro, na Neo Química Arena, na primeira semana da temporada 2025/2026. Recentemente, a liga desmentiu uma afirmação do prefeito Eduardo Paes sobre um confronto no Rio de Janeiro e reiterou seu compromisso com a capital paulista.

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT