Na última quarta-feira (05), a FIFA abriu o processo de candidatura para as sedes das Copas do Mundo Feminina de 2031 e 2035. A U.S. Soccer, federação americana de futebol, anunciou o interesse em receber a competição ao lado do México.
A organização definiu que apenas países da África e da Concacaf poderão se candidatar para o torneio de 2031, enquanto a Copa de 2035 terá candidatos apenas da Europa e da África.
“A US Soccer, em parceria com Concacaf e seus membros, concluirá o processo de candidatura para sediar a Copa do Mundo Feminina da FIFA de 2031. Estamos entusiasmados com a oportunidade de receber equipes e fãs, inspirar a próxima geração e fazer o jogo crescer regional e globalmente”, diz a mensagem da US Soccer divulgada nas redes sociais.
Tanto os Estados Unidos quanto o México já haviam demonstrado interesse em receber, em conjunto, a Copa de 2027, mas acabaram retirando a proposta, e o Brasil foi o escolhido para sediar a competição.
Enquanto isso, as quatro nações que fazem parte do Reino Unido estão planejando realizar uma candidatura conjunta para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2035. As Associações de Futebol da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte manifestaram o interesse de co-sediar a competição à FIFA.
Essa ação vai ao encontro da recomendação do Conselho da entidade de que a Copa do Mundo Feminina de 2035 aconteça na Europa ou na África. Vale lembrar que a Inglaterra sediou a Eurocopa Feminina em 2022 e, ao lado da Irlanda, receberá a Eurocopa masculina em 2028.
O futebol é e sempre será o cerne da identidade do nosso país. Quer assistamos na TV, joguemos nos fins de semana como eu, ou simplesmente aproveitemos a atmosfera no pub, ele une as comunidades como poucas outras coisas”, disse o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer
“A Copa do Mundo Feminina da Fifa 2035 em casa seria outro momento monumental em nossa história esportiva, impulsionando o crescimento e deixando um legado duradouro. A intenção das Associações de Futebol de concorrer tem o apoio total do meu governo”, continuou.
As candidaturas devem ser apresentadas no quarto trimestre de 2025, e a decisão da entidade deve acontecer apenas no segundo trimestre de 2026.