Stefano Domenicali seguirá comandando a Fórmula 1 nos próximos anos. A principal categoria do automobilismo anunciou a extensão de acordo com o executivo até pelo menos o final de 2029.
O italiano, que seguirá exercendo os cargos de CEO e presidente, fechou acordo de cinco anos com a Liberty Media, detentora dos direitos comerciais da competição.
A confirmação da prorrogação do vínculo entre Domenicali e a F1 ocorre às vésperas do Grande Prêmio da Austrália, que abre a temporada neste fim de semana, em Melbourne.
Ex-chefe da equipe Ferrari, entre 2008 e 2014, o italiano também atuou como CEO da Lamborghini de 2016 até 2020. Em 2021, Stefano assumiu o comando da Fórmula 1, sucedendo o americano Chase Carey.
“Estou honrado por continuar a liderar esse esporte incrível que eu amo e foi parte da minha vida desde a infância, e estou grato à Liberty Media pela confiança deles. Juntos, com todos os acionistas da Fórmula 1, continuaremos a atender aos melhores interesses para nossos fãs, que são o coração de tudo o que fazemos”, disse Domenicali em comunicado.
“Stefano tem sido um excelente gestor do negócio, ampliando sua base de sucesso e acelerando o crescimento da Fórmula 1 tanto no âmbito comercial quanto no engajamento dos fãs”, declarou Derek Chang, CEO da Liberty Media.
Com Domenicali, a Fórmula 1 vem apresentando evolução comercial nos últimos anos. Como exemplo, a Liberty Media anunciou crescimento de 6% na receita da categoria em 2024, arrecadando US$ 3,65 bilhões.
O incremento foi atribuído principalmente às receitas de direitos de mídia e ganhos com acordos de patrocínio. Além disso, a F1 também exibiu aumento significativo em sua base de fãs, conquistando ainda mais espectadores na TV, indo para 1,6 bilhão espectadores somados, e acréscimo no público presente nas corridas, alcançando 6,5 milhões, indicando 9% a mais de entusiastas nas etapas do calendário que em 2023.