Indústria

Equipes que acusam NASCAR de práticas monopolistas acionam NFL, NBA e F1

A 23XI Racing e a Front Row Motorsports buscam utilizar o "método da régua", iniciativa que visa comparar situações para comprovar danos

Equipes que acusam NASCAR de práticas monopolistas acionam NFL, NBA e F1
Foto: Divulgação

14 de abril de 2025

2 minutos de Leitura

Nas últimas duas semanas, a 23XI Racing, de propriedade do astro Michael Jordan, e a Front Row Motorsports (FRM) estiveram dedicadas em apresentar moções judiciais que convençam grandes ligas esportivas a cumprirem intimações emitidas para o processo em andamento contra a NASCAR.

Dentre elas, estava uma ação movida no Tribunal Distrital do Colorado, visando obrigar a Liberty Media, proprietária dos direitos comerciais da Fórmula 1, a exibir relatórios que possam ser úteis no processo contra a principal categoria do automobilismo norte-americano, onde as equipes acusam a organização de violar as leis antitruste dos EUA.

Os times solicitaram informações financeiras da empresa enquanto apuram como outras organizações realizam suas operações, para auxiliar na batalha judicial e provar que a família France, dona da NASCAR, atua no mercado exercendo práticas monopolistas. No meio jurídico, a iniciativa é chamada de “método da régua”, sendo utilizada para comprovar danos em processos do gênero.

Sobre a moção à Liberty Media, as equipes visam obter dados específicos de receita, incluindo a divisão entre a F1 e seus 10 times, e todos os detalhes do Pacto de Concórdia, contrato que rege as relações entre os integrantes do grid, FIA e FOM, viabilizando o funcionamento da categoria.

Nesse caso, a 23XI Racing e a Front Row Motorsports buscam receber insights financeiros detalhados abordando transmissão, patrocínio, ingressos, licenciamento de assentos, concessões, mercadorias, propriedade intelectual, taxas de expansão, vendas de franquias, jogos de azar, instalações/locais, programação de internet e sinalização.

Além disso, outras organizações do esporte também foram incluídas nas moções. As duas equipes entraram com recurso semelhante no Tribunal Distrital da Cidade de Nova York para reter informações financeiras similares da NFL, da NBA e da NHL.

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT