Pela primeira vez em sua história, as Olimpíadas terão mais atletas mulheres do que homens. O comunicado foi publicado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) na última quarta-feira (9).
Com isso, as representantes femininas ocuparão 50,5% (5.333) das vagas do evento, contra 49,5% (5.167) voltadas aos homens.
No entanto, entre os 351 das disputas que acontecerão nos 16 dias de competição, 165 serão masculinos, 161 femininos, e 25 mistos. No geral, a quantidade de esportistas será a mesma dos jogos em Paris, de até 10.500 atletas.
Kit McConnell, diretor de esportes do COI, afirmou que a novidade busca ampliar o público, além de gerar valor para o comitê organizador em termos de bilheteria e programação de espectadores em Los Angeles.
Além do futebol, o polo aquático também apresentará um aumento no número de equipes femininas, com mais duas, totalizando 12. Outras provas também foram incluídas, como no caso da natação, que passará a contar com 50 metros de todos os estilos (livre, costas, peito e borboleta), auxiliando no crescimento no número de atletas mulheres no evento.
O programa olímpico de 2028 também contará com cinco novos esportes, incluindo o beisebol e o softbol (versão para mulheres do beisebol), lacrosse, flag football, squash e críquete.