O Paris Saint-Germain anunciou renovação da parceria com a Visit Rwanda, agência de turismo oficial do governo ruandês, pertencente ao Conselho de Desenvolvimento de Ruanda. Pelo acerto, o novo acordo entre as partes foi prorrogado até 2028.
A extensão faz com que a logomarca da patrocinadora continue estampando o uniforme de treino e de aquecimento da equipe masculina e a manga da camisa do time feminino do clube francês pelos próximos 3 anos.
Além disso, Visit Rwanda também terá visibilidade nos kits de treino da PSG Academy nos EUA e no Canadá, assim como na manga da camisa do time principal durante a disputa do Mundial de Clubes.
“Esta parceria contribuiu significativamente para posicionar Ruanda como um destino líder em turismo e investimento, e como um exemplo de talento, esporte e inovação cultural. A renovação até 2028 nos permite consolidar esse sucesso e criar um impacto ainda maior para os ruandeses e para a comunidade global do Paris Saint-Germain”, comentou Jean-Guy Afrika, diretor executivo do Conselho de Desenvolvimento de Ruanda.
Se somando à presença em uniformes, Visit Rwanda também ativará sua marca no Parc des Princes, durante os dias de jogos, além de oferecer para os torcedores bebidas como chá e café provenientes da nação da África Oriental.
A parceria também dará continuidade à PSG Academy em Ruanda, lançada em 2020, que oferece sessões de treinamento e visa formar atletas no país.
“Estamos ansiosos para continuar esta jornada com o Visit Rwanda. Juntos, ajudamos a destacar a riqueza cultural e a beleza natural de Ruanda, ao mesmo tempo em que demonstramos que o futebol pode inspirar e aproximar comunidades ao redor do mundo”, declarou Victoriano Melero, CEO do Paris Saint-Germain.
O primeiro acordo entre as partes foi firmado em 2019, sendo avaliado entre US$ 8,78 milhões e US$ 10 milhões. Anos depois, o contrato foi renovado em 2023 por mais duas temporadas, estendendo-se até o final de 2025.
Além da colaboração com o PSG, a Visit Rwanda também detém parceria com outros dois grandes clubes do futebol europeu, Arsenal e Bayern de Munique.
A repercussão negativa dos acordos
Os times parceiros da agência de turismo foram notificados pela República Democrática do Congo para que encerrem seus acordos de patrocínio com a Visit Rwanda, que está atrelada ao Governo de Ruanda.
Isso ocorre por conta do grupo rebelde apoiado por Ruanda, o M23, ter invadido Goma, maior cidade no leste da República Democrática do Congo. A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou que mais de 700 pessoas foram mortas nos combates até aqui, com outras 2.800 feridas.
A Ministra de Relações Exteriores da República Democrática do Congo, Thérèse Kayikwamba Wagner, enviou um comunicado para Arsenal, Bayern e PSG solicitando que terminem “os acordos de patrocínio manchados de sangue”.






