Indústria

TV aberta ainda domina a transmissão do futebol, mas streaming avança e conquista fãs

Wake Creators realizou uma pesquisa para mapear hábitos, preferências e os comportamentos ao acompanhar a modalidade

TV aberta ainda domina a transmissão do futebol, mas streaming avança e conquista fãs

15 de abril de 2025

3 minutos de Leitura

O consumo de conteúdo passou por mudanças significativas nos últimos anos, e o futebol também reflete essa transformação. Apesar da TV aberta continuar sendo o principal canal de transmissão, o streaming tem ganhado força e aberto novas oportunidades para as marcas, influenciadores e torcedores, que agora têm mais opções para acompanhar o esporte.

Para entender esse cenário, a Wake Creators, empresa líder em marketing de influência baseado em dados, realizou uma nova pesquisa para mapear seus hábitos, preferências e os comportamentos ao acompanhar o esporte mais querido dos brasileiros.

O estudo revela que o streaming já alcança 48% dos espectadores, sendo uma alternativa crescente entre os torcedores. No entanto, a TV aberta continua na liderança, com 68% da preferência. Além das transmissões tradicionais, as redes sociais têm um papel relevante na experiência do público, com 50% dos entrevistados acompanhando o esporte também pelos perfis oficiais dos times, enquanto 42% ainda priorizam a vivência nos estádios.

Marcas e influenciadores mais lembrados

Quando o assunto é futebol, grandes marcas esportivas dominam a lembrança do público. Nike (26%) e Adidas (23%) lideram o ranking, reforçando seu posicionamento global no esporte. Outras fabricantes, como Puma (9%) e Umbro (4%), também aparecem na pesquisa.

Casimiro (25%) é o criador de conteúdo mais citado entre os entrevistados quando se trata do esporte. Em seguida, Fred (18%), atual apresentador do Globo Esporte São Paulo. Nomes ligados ao futebol, como Neymar (5%) e Craque Neto (2%), assim como profissionais da mídia esportiva, como Tiago Leifert (2%) e Braune (2%), também foram mencionados pelo público.

Produtos mais buscados

De acordo com o estudo, 70% dos respondentes afirmam que sim, são influenciados a consumir produtos ou marcas devido ao envolvimento com jogadores ou influenciadores de futebol. Quando questionados sobre os produtos ou marcas que influenciam suas compras, os respondentes destacaram camisas de futebol (12%), tênis (6%), roupas e chuteiras (3% cada).

Já os itens mais adquiridos pelos torcedores são roupas (78%), reforçando a relevância das camisas oficiais e vestuário esportivo na conexão com os times. Acessórios (42%) aparecem em segundo lugar, seguidos por itens para casa e decoração (18%).

Além dos produtos tradicionais, há demanda por sapatos (16%), bebidas alcoólicas (15%) e alimentos e bebidas não alcoólicas (14%), mostrando que o consumo relacionado ao futebol vai além da moda e abrange diferentes categorias do dia a dia.

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT