Promessa da seleção de base da Espanha, Assane Diao recusou jogar pela “La Fúria”, e optou por defender a seleção senegalesa. Diao, nasceu em Ndongane, Senegal, mas aos três anos de idade, sua família se mudou para Espanha, decorrente disso, possuía dupla nacionalidade.
A jovem promessa de 19 anos, fez toda sua formação de base na Espanha. Em 2023 foi campeão da Eurocopa sub-18, pela Espanha, após vencer a França por 2 a 0.
O atacante foi revelado pelo Bétis, mas desde janeiro joga pelo Como da Itália. O time italiano treinado pelo ex-meio-campista Cesc Fabregas, desembolsou 12 milhões de Euros (cerca de R$75,6 milhões de reais) para contar com o futebol do senegalês, Diao se tornou a transferência mais cara da história do clube.
Assane Diao, chama atenção por sua velocidade e versatilidade, além da sua incrível habilidade em quebrar as linhas de defesas do adversário. Mesmo recém chegado no Como, já vem chamando a atenção dos principais times da Premier League: Arsenal, Chelsea e Manchester United, que estão monitorando o atacante.
Diao nesta temporada pelo Como, já balançou as redes 6 vezes, além de uma assistência em apenas 16 jogos no Campeonato Italiano.
O atacante está na lista dos convocados da seleção de Senegal, para a disputa das eliminatórias da copa do mundo.