Em parceria com a AWS, plataforma de serviços em nuvem da Amazon, a Fórmula 1 lançou a Real-Time Race Track, experiência interativa que possibilita aos fãs a chance de projetar seus próprios circuitos.
Utilizando inteligência artificial, a novidade analisa o desempenho da pista criada, fornecendo dados como velocidade máxima, tempo estimado por volta e até estratégias personalizadas levando em consideração variáveis como clima e escolha de pneus.
O recurso pode ser utilizado por meio de mouse ou de dispositivos com tela sensível ao toque, tornando a experiência ainda mais intuitiva. Após finalizar o projeto, o usuário terá acesso a uma simulação que indica as principais características do traçado, apontando as curvas de alta velocidade ou pontos de ultrapassagem, além de sugestões táticas com foco em rendimento e pit stops.
Além da interação, a plataforma também disponibiliza sorteio exclusivo que dará ao vencedor uma viagem para o GP da Inglaterra de 2026. Aberta até o dia 16 de julho, a participação é confirmada após o envio do circuito.
A iniciativa faz parte das celebrações de 75 anos da Fórmula 1 e reafirma o compromisso da categoria em oferecer experiências cada vez mais imersivas aos fãs.
Desde 2018, a parceria com a AWS vem transformando a forma como o público consome a principal competição do automobilismo, realizando a introdução de gráficos e análises em tempo real durante as transmissões.
“A nossa parceria contínua com a AWS continua a evoluir e a transformar a forma como os fãs interagem com a Fórmula 1. A experiência ‘Real-Time Race Track’ exemplifica como estamos utilizando tecnologia em nuvem e inteligência artificial para trazer os fãs mais perto do esporte do que nunca”, disse Jonny Haworth, diretor de parcerias comerciais da F1.
“Quando começamos a trabalhar com a Fórmula 1, eles nos apresentaram um desafio único – como usar dados de telemetria para engajar ainda mais os fãs durante as corridas. Essa visão se materializou em 23 F1 Insights baseados em dados, que hoje aparecem nas transmissões para ajudar o público a entender como as equipes definem suas estratégias”, comentou Kristin Shaff, diretora global de parcerias estratégicas da AWS.
A experiência reforça o papel da AWS como peça-chave na evolução tecnológica da F1, transformando milhões de dados em insights acessíveis para a categoria.