A FIFA anunciou nesta sexta-feira (16) que o jogo entre Los Angeles FC e América do México será disputado no dia 31 de maio, e o resultado vai definir quem completa o Grupo D do Mundial de Clubes. A definição interessa diretamente ao Flamengo, que já conhece dois dos três adversários da primeira fase: Chelsea e Espérance, sendo que o time que avançar nos playoffs estreia contra os ingleses em 16 de junho, enquanto a equipe brasileira enfrentará esse mesmo rival na última rodada da fase de grupos.
O substituto do León no Mundial de Clubes
A partida que definirá quem assume a vaga deixada pelo León acontecerá em Los Angeles, no BMO Stadium, com início às 23h30 (horário de Brasília). O embate será resolvido em jogo único, e, em caso de empate no tempo regulamentar, a decisão vai para prorrogação e, se necessário, disputa de pênaltis.
A exclusão do León ocorreu devido a uma questão regulatória: tanto o clube quanto o Pachuca pertencem ao mesmo grupo empresarial, o que fere as regras da FIFA sobre participação de equipes com o mesmo controlador em uma mesma competição. A Corte Arbitral do Esporte (CAS) avaliou que o vínculo financeiro entre as duas equipes, mesmo com o uso de um fundo fiduciário para o León, não foi suficiente para comprovar independência administrativa.
Para definir os candidatos à vaga, a FIFA se baseou em dois critérios. O LAFC foi vice-campeão da Copa dos Campeões da Concacaf de 2023, perdendo justamente para o León. Já o América foi escolhido por ser o clube com melhor colocação no ranking da confederação ao fim da edição de 2024 do torneio continental. Com isso, ambos receberam o aval para disputar a repescagem.
No histórico de confrontos, o América do México já enfrentou o Flamengo em duas ocasiões, ambas pela Libertadores de 2008, com uma vitória para cada lado e classificação dos mexicanos às oitavas de final. Já o LAFC nunca mediu forças com um clube brasileiro.
