Zico é o novo embaixador institucional do Flamengo e terá como primeira missão chefiar a delegação no Mundial de Clubes 2025, que será disputado entre 14 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos. O ídolo do Rubro-Negro representará oficialmente o time em eventos e compromissos dentro e fora do país.
“Eu cheguei ao Flamengo com 15 anos e lembro de cada minuto da minha primeira vinda à Gávea. Estar de volta é uma enorme emoção e representar o Flamengo é motivo de orgulho”, celebrou o eterno camisa 10 da Gávea.
O Conselho Deliberativo da equipe carioca aprovou na noite da última quarta-feira (21) a nomeação de Zico como embaixador do clube, com ampla maioria a favor e apenas um voto contrário. O contrato estabelecido entre as partes tem duração prevista até o final de 2027.
Luiz Eduardo Baptista afirmou que a decisão de trazê-lo de volta ao dia a dia da instituição também atende ao desejo de manter viva a conexão entre passado e presente.
“Fazer de Zico o Embaixador do Flamengo é uma honra para o clube, sobretudo, por poder homenagear o maior craque de sua história”, declarou o presidente rubro-negro.
Além de acompanhar o time profissional em compromissos estratégicos, Zico também terá um programa fixo na Flamengo TV, intitulado “Resenha Rubro-Negra com o Galinho”, visto que a atração será voltada à interação com torcedores, entrevistas e histórias de bastidores. O ex-jogador também participará de partidas no Maracanã e de ações destinadas aos sócios-torcedores, reforçando sua presença institucional no clube.
Apesar da novidade, não se trata da primeira vez em que Zico integra a estrutura administrativa do Flamengo desde o fim de sua carreira dentro de campo em 1994. Em 2010, ele ocupou o cargo de diretor executivo de futebol, durante a gestão da então presidente Patrícia Amorim, mas sua passagem foi breve e se encerrou após quatro meses.
Flamengo no Mundial de Clubes 2025
Entre as últimas novidades do torneio envolvendo o time brasileiro, o Flamengo teve aprovada pelo Conselho a criação de uma empresa nos Estados Unidos com o objetivo evitar a taxação sobre a premiação da FIFA imposta pelo governo americano, atualmente liderado por Donald Trump.
Além disso, o clube promoverá ativações voltadas aos torcedores durante o Mundial, como a instalação da “Casa Flamengo” e o lançamento do programa “Resenha Rubro-Negra”, com a presença de influenciadores e ex-jogadores, oferecendo ao público nos EUA uma série de experiências ligadas ao universo rubro-negro.