Mais uma vez o Leicester City está envolvido em um suposto caso de violação de regras financeiras. Nesta ocasião, a Premier League encaminhou o clube a uma comissão independente por conta de descumprimentos das normas de gastos na temporada 2023/24.
De acordo com comunicado da liga, os foxes, que haviam disputado a Championship em 2023/24, não cumpriram as regras de Profitability and Sustainability (PSR) da EFL (English Football League), entidade que gere divisões abaixo da elite do futebol inglês.
Além disso, a Premier League informou ainda que um tribunal de arbitragem decidiu que a organização tem jurisdição para investigar as supostas violações, já que a EFL repassou o caso em junho do ano passado, quando o clube conseguiu retornar à primeira divisão nacional.
“A Premier League mantém jurisdição mesmo com o Leicester sendo rebaixado à Championship no fim desta temporada”, disse a Premier League, em comunicado.
No início de 2023, o Leicester já havia sido indiciado por ultrapassar os limites de perdas financeiras na temporada. Apesar disso, em setembro do mesmo ano, o clube alegou que a comissão independente não tinha jurisdição, pois o período contábil havia se encerrado em 30 de junho de 2023, quando a equipe já havia sido rebaixada para a Championship.
Na sequência, a Premier League tentou contestar a decisão, mas o tribunal manteve a sentença, declarando que parte dos prejuízos poderiam estar ligados a operações realizadas após a queda do time.