Eleito como novo presidente da CBF, Samir Xaud anunciou a primeira grande mudança para o futebol brasileiro agora sob sua gestão: a redução de datas dos Campeonato Estaduais. Em declaração logo após ser oficializado no cargo, ele afirmou que a ideia é disputá-los em 11 datas a partir da próxima temporada.
“Nossa prioridade inicial é a adequação do calendário do futebol brasileiro. É compromisso dessa gestão implementar imediatamente mudanças significativas no calendário das competições. Assumo o compromisso de promover, entre outras medidas, a reorganização dos campeonatos estaduais para um calendário de no máximo 11 datas, sem comprometimento da qualidade e da sustentabilidade financeira dessas competições”, destacou Xaud.
Em 2025, foram 16 datas reservadas para a disputa de campeonatos estaduais, iniciando em 12 de janeiro e terminando em 26 de março.
“Entendemos que são os estaduais que movimentam economias locais, mantêm viva a tradição de futebol nos quatro cantos do país e fortalecem o sentimento de pertencimento entre torcedores e seus times do coração. Eles são, em muitos casos, a única oportunidade de visibilidade para centenas de atletas, técnicos e profissionais do esporte”, acrescentou.