Indústria

Vinte clubes da Série A e B boicotarão a eleição da CBF

Corinthians, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, São Paulo, Internacional e Santos estão entre eles

Foto: Reprodução/ Instagram

22 de maio de 2025

2 minutos de Leitura

Um grupo de 20 clubes, incluindo grandes nomes como Corinthians, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, São Paulo, Internacional e Santos, optou por não participar da eleição da CBF em protesto contra o atual sistema eleitoral. A informação é do Rodrigo Mattos, do UOL.

A disputa terá apenas um candidato: Samir Xaud, que conseguiu se registrar ao cumprir os requisitos de apoio mínimo, com o respaldo de oito federações e cinco clubes.

Enquanto isso, outros 29 clubes manifestaram apoio à candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF).

Conforme o estatuto vigente da CBF, a assembleia eleitoral só pode ser instalada com a presença de pelo menos metade dos eleitores, que somam 67 entre 40 clubes e 27 federações estaduais, ou seja, é necessário um quórum mínimo de 34 participantes. Samir Xaud conta com 35 assinaturas de apoio, garantindo essa condição.

Vale destacar que, se o quórum não for alcançado, o estatuto permite que uma nova convocação ocorra no mesmo dia, desta vez sem exigência de número mínimo de presentes.

Abaixo a nota divulgada pelos 20 clubes:

“SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL

O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade.
Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.

Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor.

SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL

América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport.”

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT