Indústria

Airbnb registra crescimento nas buscas com Fluminense e Palmeiras na Copa do Mundo de Clubes

Rio e São Paulo são os principais pontos de origem dos torcedores que viajam aos EUA

Foto: Divulgação

04 de julho de 2025

3 minutos de Leitura

A campanha dos times brasileiros na Copa do Mundo de Clubes tem impactado diretamente o turismo nas cidades-sede do torneio, com destaque para o aumento das buscas por acomodações no Airbnb.

Na semana em que Palmeiras e Chelsea se enfrentam pelas quartas de final, nesta sexta-feira (4), na Filadélfia, as pesquisas por hospedagens feitas por usuários brasileiros na cidade cresceram mais de 1120% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em Charlotte, local onde o Fluminense eliminou a Inter de Milão e garantiu sua vaga entre os oito melhores, o crescimento nas buscas foi de quase 150%. O Tricolor volta a campo também na sexta, contra o Al-Hilal, em Orlando, que passou a receber maior atenção não apenas pelas atrações turísticas, mas também pela presença do futebol a nível global.

Segundo dados do Airbnb, a movimentação começou ainda durante a fase de grupos. Desde então, torcedores brasileiros vêm planejando suas viagens acompanhando a evolução dos representantes do país no torneio, o que se consolidou com a presença de dois clubes nas quartas de final.

A maioria dos viajantes brasileiros que desembarcam nos Estados Unidos para acompanhar os próximos jogos parte de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, alinhadas à participação de Fluminense e Palmeiras na competição. Também se destacam Brasília, Niterói e Curitiba entre as origens mais frequentes.

O perfil dos torcedores é diverso em idade. De acordo com a plataforma, 35% das reservas foram feitas por pessoas com idade entre 30 e 39 anos, enquanto 31% envolvem hóspedes entre 40 e 49 anos.

Fora dos locais com presença já confirmada de brasileiros, o estado de Nova Jersey também se destaca. Sede de partidas das quartas, semifinais e da final, a região aparece entre as mais procuradas por brasileiros, ao lado de países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França e Alemanha. No caso do Brasil, os estados com maior volume de busca foram São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

Parceria com a FIFA

Em junho, o Airbnb firmou parceria com a FIFA envolvendo três competições. A empresa atua como Parceira Oficial da Copa do Mundo de Clubes de 2025, Apoiadora Oficial da Copa do Mundo de 2026 na América do Norte e da Copa do Mundo Feminina de 2027, que será disputada no Brasil.

A plataforma também oferece experiências conduzidas por moradores locais e atividades com nomes conhecidos do esporte, dentro do programa Originais Airbnb, sendo que entre elas, está uma sessão de treino com o ex-goleiro norte-americano Tim Howard. Novas experiências devem ser anunciadas antes dos próximos torneios organizados pela FIFA.

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT