Na última sexta-feira (11), a Globo anunciou oficialmente o retorno da Fórmula 1 à sua grade de programação a partir da temporada de 2026. A principal categoria do automobilismo mundial voltará à emissora após cinco anos de exibição na Band. O novo contrato, assinado com a Liberty Media, terá validade até o fim de 2028.
Apesar da euforia em torno do acordo, o grupo carioca não foi quem apresentou a proposta mais alta. Segundo apuração da jornalista Julianne Cerasoli, do UOL Esporte, a Liberty Media optou por fechar com a Globo mesmo diante de ofertas mais robustas de concorrentes. A decisão levou em conta o alcance e o poder de exposição da emissora, que promete uma cobertura multiplataforma envolvendo TV aberta, SporTV e Globoplay, além de destaque editorial nos portais do grupo.
Pelos direitos, a Globo pagará cerca de US$ 8 milhões por temporada. A Band, atual detentora, chegou a oferecer US$ 10 milhões para manter a categoria em sua programação. A Record foi ainda mais agressiva e colocou US$ 13 milhões na mesa. Mesmo assim, a Liberty Media preferiu a proposta da Globo, apostando no potencial de visibilidade e na tradição da emissora com a F1.
Um dos principais fatores que influenciaram a escolha foi a audiência. A Globo oferece, atualmente, uma base de público mais ampla do que suas concorrentes, o dobro do alcance que a Band tem conseguido com as corridas, segundo Cerasoli. A exposição em programas de grande audiência, como o Jornal Nacional e o Fantástico, também pesou na decisão.
Ainda assim, o pacote da Globo prevê a exibição de apenas 15 das 24 corridas do calendário na TV aberta. As demais serão transmitidas com exclusividade pelos canais SporTV, que assumem uma cobertura completa do evento: treinos livres, classificações, corridas e pódios ao vivo. O Globoplay também integrará a entrega multiplataforma, reforçando o compromisso digital do grupo.
“É uma alegria anunciar o retorno da Fórmula 1 ao SporTV. Os canais SporTV fornecerão aos fãs uma cobertura completa de todos os treinos, sessões de qualificação e Grandes Prêmios nos próximos anos. Com programação de qualidade e análise especializada, daremos aos fãs a melhor cobertura”, afirmou Eduardo Gabbay, diretor dos Canais Esportivos da Globo.






