O lendário New York Cosmos, último clube da carreira de Pelé e símbolo da era de ouro do futebol nos Estados Unidos, está oficialmente de volta ao cenário profissional. A equipe foi anunciada nesta quinta-feira (10) como a mais nova integrante da USL League One (terceira divisão do futebol norte-americano) a partir da temporada de 2026.
O retorno marca uma nova tentativa de reativar o legado esportivo do clube, que brilhou nas décadas de 1970 e 1980 com nomes históricos como Pelé, Franz Beckenbauer, Carlos Alberto Torres e Giorgio Chinaglia. O projeto é liderado por um novo grupo de investidores, que adquiriu os direitos da equipe e parte da participação do empresário ítalo-americano Rocco Commisso, atual proprietário da Fiorentina, da Itália.
Com foco na revitalização da marca, o clube anunciou uma mudança importante: deixará de se chamar “New York Cosmos” e passará a utilizar apenas “Cosmos”. A nova sede será a cidade de Paterson, em Nova Jersey, sinalizando também um reposicionamento geográfico e comercial.
Esta não é a primeira tentativa de reerguer o clube. Após o encerramento das atividades em 1984, o Cosmos foi reativado em 2010, com grande expectativa, em meio à reestruturação da NASL (North American Soccer League). Apesar de conquistas dentro de campo, o projeto enfrentou dificuldades administrativas e não resistiu à instabilidade da liga, encerrando suas operações novamente após alguns anos.
Fundado originalmente em 1968, o Cosmos foi uma das franquias mais vitoriosas da antiga NASL (North American Soccer League), com sete títulos da temporada regular e cinco conquistas do US Soccer Bowl. O clube ajudou a popularizar o futebol nos Estados Unidos durante uma era marcada por estádios lotados e atenção midiática inédita ao esporte no país.
Agora, com nova estrutura, sede e sob a chancela da United Soccer League (USL), os Cosmos buscam escrever mais um capítulo de sua rica história, mirando estabilidade, competitividade e o resgate de seu legado.





