Redes Sociais

O impacto da Copa do Mundo de Clubes 2025 nas redes sociais dos clubes brasileiros

A edição de junho do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, produzido pelo Ibope Repucom, revelou o impacto da participação no torneio

Foto: Lucas Merçon/FFC

05 de julho de 2025

3 minutos de Leitura

A edição de junho do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, produzido pelo Ibope Repucom, revelou o impacto da participação na Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025 no desempenho digital das equipes brasileiras. Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras, os quatro representantes do país no torneio, lideraram o crescimento em número de seguidores, somando, ao lado do Red Bull Bragantino, aproximadamente 1,8 milhão de novas inscrições nas redes sociais.

Isso representa 96% do total de 1,9 milhão de novos seguidores registrados entre os 50 clubes monitorados pelo levantamento.

Flamengo

Com 838 mil novos inscritos, o Flamengo foi o clube brasileiro com o maior crescimento digital em junho. Esse é o melhor desempenho mensal do Rubro-Negro desde novembro de 2022. A equipe liderou em número de seguidores adquiridos no Instagram (+435 mil), TikTok (+300 mil), YouTube (+60 mil) e na plataforma X, antigo Twitter (+43 mil).

O Flamengo alcançou 22 milhões de inscritos no Instagram e ultrapassou a marca de 63 milhões no total de suas redes sociais. A visibilidade foi impulsionada mesmo com a eliminação nas oitavas de final do torneio, contra o Bayern de Munique.

Palmeiras

Eliminado pelo Chelsea nas quartas de final, o Palmeiras somou 434 mil novos seguidores, registrando seu melhor mês desde agosto de 2024. O principal destaque foi o TikTok, onde o clube conquistou 300 mil novos inscritos e ultrapassou os 5 milhões na plataforma. No Instagram, o crescimento foi de 119 mil seguidores.

Fluminense

Classificado para a semifinal, o Fluminense teve o terceiro melhor desempenho do mês, com 321 mil novas inscrições. O crescimento foi dividido entre Instagram, Facebook e TikTok, com cerca de 100 mil novos seguidores em cada rede.

Este foi o melhor resultado digital do clube desde janeiro de 2024. A tendência é que esses números aumentem ainda mais, após a vitória sobre o Al-Hilal, que garantiu vaga nas semifinais.

Botafogo

Com 243 mil novos seguidores, o Botafogo teve seu melhor resultado desde janeiro de 2025. O clube foi o que apresentou maior variação proporcional entre os 50 listados no ranking: um crescimento de 4% na base digital.

O destaque foi o Instagram (+124 mil), seguido pelo TikTok (+100 mil).

Outras equipes

Por outro lado, Atlético-MG, Ceará, Fortaleza, Grêmio, Internacional, São Paulo, Vasco e Vitória perderam seguidores. Corinthians e Santos, que lideraram o crescimento digital nos primeiros meses do ano, desaceleraram: o Timão registrou apenas 19 mil novos inscritos (4% da média mensal), enquanto o Peixe somou 28 mil (2% da média).

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT