Indústria

Corinthians renova acordo de patrocínio com a Nike por R$ 1.3 bilhão

A gigante americana apresentou uma proposta significativamente mais vantajosa para o novo contrato, quase dobrando o valor pago no acordo anterior

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

02 de agosto de 2025

2 minutos de Leitura

Osmar Stábile, presidente em exercício do Corinthians, confirmou que o clube assinou um contrato de renovação com a Nike por dez anos, no valor de R$ 1,3 bilhão. O anúncio foi feito durante a inauguração do novo “Terrão”, evento que contou com a presença de grandes ídolos da história alvinegra.

“Nessa madrugada, o Corinthians assinou o maior contrato de camisas do futebol sul-americano, por volta das 2h. Aproximadamente, R$ 1.3 bilhão, contrato definitivo foi assinado nessa madrugada”, disse Stábile.

Segundo o dirigente, as negociações com a Nike estavam concluídas desde o fim de junho. A Adidas também apresentou uma proposta, mas a oferta da empresa norte-americana acabou prevalecendo. Um dos principais obstáculos para o avanço com a Adidas foi o risco jurídico envolvendo a rescisão com a Nike. O Corinthians queria que a empresa alemã assumisse eventuais responsabilidades legais, o que acabou travando as conversas.

De acordo com apuração do portal Meu Timão, a Nike apresentou uma proposta significativamente mais vantajosa para o novo contrato, quase dobrando o valor pago no acordo anterior. Além disso, a empresa norte-americana abriu mão de parte da participação nos lucros obtidos com a venda de produtos licenciados do clube que são produzidos por outras marcas. A Nike também decidiu não cobrar dívidas referentes ao fornecimento de materiais esportivos que excederam os limites previstos no antigo contrato.

“Ajustamos o contrato e ficou melhor. Se a Nike não entregar material, não consegue atingir o objetivo de ganhar dinheiro junto com o Corinthians. Falamos sobre pontualidade nas entregas”, completou.

A renovação com a Nike também evita um possível litígio milionário com a fornecedora, em razão de uma cláusula de renovação automática que foi acionada de forma unilateral pela marca no fim de 2024. Na época, a Fisia, empresa que representa a Nike no Brasil, enviou uma carta registrada ao clube em 16 de dezembro e, três dias depois, um e-mail à diretoria propondo um novo acordo.

Como não obteve resposta da gestão Augusto Melo, a Nike recorreu a uma cláusula contratual que prorrogava automaticamente a parceria até 2029.

Em comunicado divulgado no fim de maio, a diretoria do Corinthians reiterou o compromisso vigente com a Nike, confirmando a continuidade da parceria.

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT