O esporte escolar brasileiro acaba de ganhar um reforço inédito, vindo diretamente da economia dos creators. Lançada oficialmente no último sábado, a KIDS LEAGUE propõe um formato inovador no país, inspirado em creator leagues internacionais, mas com DNA 100% escolar e conectado à Geração Alpha e Z.
A iniciativa une esporte físico, games, quizzes educativos e influenciadores para transformar o ambiente escolar em uma experiência imersiva. Mais do que competir, a proposta é estimular movimento e aprendizado de forma divertida, falando a língua dessa nova geração conectada e vibrante.
O vídeo de lançamento, publicado no último fim de semana, já alcançou 350 mil visualizações e 10 mil jovens alunos cadastrados para a competição.
Com estética dinâmica típica da Geração Alpha e Z, reuniu alguns dos maiores nomes da cultura jovem e do esporte no Brasil: Lucaneta (2M), Banheiristas (2M), Raquel Freestyle (2M), Jhowzinho (1M), Pablet (800 mil), Henry Japa (500 mil) e Craquinho Neto (300 mil). Juntos, somam mais de 8 milhões de seguidores e já garantiram alcance nacional para a liga.
Na presidência está Ivan Ballester, colunista do MKTEsportivo e fundador da Esporte Educa, uma das maiores sportechs educacionais do país, que já representou o Brasil em Dubai e Munique como case de inovação.
“Nascemos para combater o sedentarismo infantil no Brasil e reconectar as escolas ao esporte. Mesmo com uma geração mais predisposta a praticar atividades físicas, ainda vemos altos índices de sedentarismo. Falta oferecer plataformas que promovam esporte de um jeito diferente do que tivemos no passado. Chegou a hora de mudar algumas regras e falar a linguagem dessa geração tão única, incorporando games, creators e educação ao esporte”, destacou Ivan Ballester, Presidente da KIDS LEAGUE.

Segundo dados da Kantar, Patrocínio Brasil, BGS e do MEC, o mercado de patrocínios esportivos no Brasil movimenta R$ 12,4 bilhões por ano. O marketing de influência já ultrapassa R$ 2 bilhões, enquanto o universo gamer soma 100 milhões de entusiastas no país. No ambiente escolar, são 50 milhões de estudantes no Brasil, um público jovem, altamente conectado e com potencial de engajamento único.
O projeto conta como sócia a Scout Sports, agência parceira oficial do UNICEF Brasil e organizadora da Copa Pioneer, responsável por inovações marcantes no esporte de várzea conectando com marcas como Claro e Netshoes.
“Para a Scout Sports, fazer parte da Kids League é mais do que um projeto, é a oportunidade de ajudar a escrever um novo capítulo do esporte escolar no Brasil. Unir educação, entretenimento, tecnologia e esporte para engajar a nova geração é inspirador, e poder contribuir com nossa experiência para criar algo tão inovador nos enche de orgulho”, acrescentou Phellipe Costa, Diretor Comercial da Scout Sports.
A KIDS LEAGUE surge justamente no ponto de encontro desses universos, criando um ecossistema onde esporte, entretenimento e influência digital convergem para gerar engajamento real. A primeira temporada, prevista para outubro, terá transmissões ao vivo, conteúdos exclusivos nas redes e ativações presenciais, abrindo novas oportunidades para marcas que desejam se conectar com jovens, famílias e escolas.
“Sempre tive o sonho de fazer uma liga escolar. O esporte escolar mudou minha vida, fui bolsista por conta dele. Mais recentemente, joguei na Kings League e vi o impacto que esse novo formato tem sobre a molecada. Quero oferecer isso nas escolas. Não nascemos para concorrer com a Kings; meu sonho é que um dia eles façam o draft dentro das nossas escolas”, finalizou Lucaneta, criador de conteúdo e sócio da KIDS LEAGUE.
Com um calendário pensado para manter o engajamento ao longo do ano, um formato que mistura competição, entretenimento e conteúdo digital, e a participação de marcas que entendem o valor de falar com a próxima geração, a KIDS LEAGUE se posiciona como o próximo grande palco do esporte escolar brasileiro, dentro e fora das quadras.





