O sorteio da Copa do Mundo 2026 já tem data e local confirmados, conforme informado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A cerimônia será realizada em 5 de dezembro, no Kennedy Center, em Washington, às 13h (horário de Brasília), ocasião em que serão formados os 12 grupos do torneio, cada um com quatro seleções. A competição está marcada para acontecer entre 11 de junho e 18 de julho, tendo os Estados Unidos como país-sede principal, mas também com partidas no México e no Canadá.
Durante o anúncio, a cena ganhou um tom mais simbólico quando o presidente da Fifa, Gianni Infantino, permitiu que Trump segurasse a taça do Mundial. Em tom de brincadeira, o presidente dos EUA comentou que poderia deixar o troféu no Salão Oval, mas foi lembrado por Infantino de que o destino da taça pertence ao próximo campeão.
Além disso, Trump recebeu das mãos do dirigente um ingresso para a final, que acontecerá em 19 de julho no MetLife Stadium, em Nova Jersey. A venda de ingressos para o público geral terá início em 10 de setembro.
O governo norte-americano aproveitou a ocasião para reforçar que pretende facilitar a emissão de vistos para visitantes que forem ao país acompanhar o torneio, ainda que com regras diferentes conforme a nacionalidade, o que recentemente deixou os torcedores brasileiros receosos. Trump também mencionou a possibilidade de Vladimir Putin comparecer ao evento como espectador.
Copa do Mundo de Clubes 2025 serviu como ensaio para a Copa do Mundo de 2026
A Copa do Mundo de Clubes disputada nos Estados Unidos entre 14 de junho e 13 de julho deste ano foi considerado um ensaio para a logística do torneio de seleções. Dos 16 estádios que receberão jogos da Copa, apenas cinco já foram utilizados no torneio de clubes de 2025: MetLife Stadium, em Nova Jersey, Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, Lincoln Financial Field, na Filadélfia, Hard Rock Stadium, em Miami, e Lumen Field, em Seattle. No total, o evento contará com 11 arenas em solo americano, além de três no México e duas no Canadá.
O Mundial de seleções 2026 também marcará a estreia do formato com 48 times, visto que as equipes serão divididas em 12 grupos, e a fase seguinte terá a participação dos dois primeiros colocados de cada chave, além dos oito melhores terceiros lugares, formando assim o início do mata-mata. Para distribuir melhor a logística, a Fifa dividiu a primeira fase em três regiões: Costa Oeste, Central e Costa Leste, e cada seleção disputará suas partidas de grupo dentro de uma dessas áreas.
Serão 72 jogos apenas na fase inicial, disputados de 11 a 27 de junho em todas as cidades-sede, com a primeira etapa eliminatória ocorrendo entre 28 de junho e 3 de julho em 14 estádios diferentes e as oitavas de final previstas para o período de 4 a 7 de julho, distribuídas por oito arenas. A partir das quartas de final, todos os confrontos ficarão concentrados nos Estados Unidos.





