A NFL oficializou nesta sexta-feira (26) um novo passo em sua estratégia de internacionalização ao anunciar um acordo para realizar, a partir de 2026, pelo menos três jogos de temporada regular no Rio de Janeiro ao longo de cinco anos. O palco será o icônico estádio do Maracanã, que receberá, pela primeira vez em sua história, uma partida oficial de futebol americano.
A iniciativa amplia a presença global da liga e reforça o Brasil como um mercado estratégico, especialmente após o sucesso das edições anteriores realizadas em São Paulo.
“Aproveitando o sucesso dos jogos em São Paulo, não poderíamos estar mais empolgados em jogar em uma das cidades mais icônicas do mundo, o Rio de Janeiro. Estamos ansiosos para trabalhar próximos aos nossos parceiros municipais e estaduais no Rio, no histórico Maracanã, aprofundando nossos laços com dezenas de milhões de fãs no Brasil e em toda América do Sul”, disse o comissário da NFL, Roger Goodell.
“A parceria em múltiplos anos da NFL com o Rio é o casamento perfeito. Será um evento histórico com jogos da NFL no calendário oficial da cidade. Estou entusiasmado para ver uma partida de futebol americano no Maracanã, o templo mais icônico do futebol mundial”, acrescentou o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
“É uma satisfação anunciar que o Maracanã sediará, no próximo ano, um jogo da temporada regular da NFL. Hoje, o Brasil é o segundo maior consumidor de futebol americano fora dos Estados Unidos, e milhares de turistas e fãs do esporte sonham em vivenciar esse evento, no estádio mais famoso do mundo. Trazer a NFL para o Rio é um marco que impulsionará o turismo, gerará empregos, estimulará a economia e mostrará a força do nosso estado como destino internacional de esportes”, finalizou o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.
A parceria com o Rio de Janeiro será de longo prazo e colocará a cidade de forma definitiva no calendário internacional da liga.
A expansão da NFL para o Rio acompanha um movimento mais amplo de crescimento internacional da liga. Ainda em 2025, Dublin, Berlim e Madri também sediarão partidas, e Melbourne, na Austrália, será a grande estreia da NFL na Oceania em 2026.
O Brasil entrou definitivamente no mapa da NFL em 2024, quando a Neo Química Arena, em São Paulo, recebeu o primeiro jogo oficial da liga no país, entre Green Bay Packers e Philadelphia Eagles. Em 2025, o estádio voltou a receber uma partida, desta vez entre Kansas City Chiefs e Los Angeles Chargers, com vitória dos Chargers por 27 a 21 diante de um público de 47.627 torcedores.





