Indústria

Brasil receberá em 2026 a estreia do FIFA Series para o futebol feminino

O evento ampliará o calendário internacional e criará novos jogos entre as seleções de diferentes continentes

Foto: Staff Images/CBF

24 de novembro de 2025

3 minutos de Leitura

A FIFA anunciou que o Brasil será o país-sede, em 2026, da primeira edição do FIFA Series dedicada às seleções femininas. A iniciativa amplia o calendário internacional ao criar novos espaços jogos entre equipes de diferentes regiões, favorecendo a formação técnica, o equilíbrio competitivo e o intercâmbio entre as confederações.

A proposta também oferece uma alternativa para os países que raramente encontram adversárias de outros continentes, ampliando o alcance esportivo desses times.

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Samir Xaud, valorizou a escolha do país para receber o evento e deixou claro que uma das prioridades da sua administração é o investimento no futebol feminino.

“É uma grande satisfação para a CBF participar desta iniciativa da FIFA. Receber confrontos de alto nível às vésperas da Copa do Mundo Feminina representa um passo importante para fortalecer ainda mais o entusiasmo dos nossos torcedores”, declarou.

“Uma das premissas centrais da nossa gestão é o investimento contínuo no futebol feminino, e poder avançar nessa agenda em cooperação direta com a FIFA é motivo de grande orgulho para todos nós”, completou Xaud.

Palco da Copa do Mundo Feminina 2027, que contará com as transmissões da Globo e CazéTV, o Brasil reforça o momento de expansão do envolvimento com a modalidade, aproximando torcedores, atraindo investimentos e antecipando movimentos que podem fortalecer o ciclo até o Mundial.

A coordenadora de Seleções Femininas, Cris Gambaré, também ressaltou o valor do projeto para o planejamento da equipe nacional e para o ambiente competitivo do país, destacando a função estratégica do torneio dentro desse processo.

“Receber a FIFA Series no Brasil reforça nosso compromisso em elevar o nível do futebol feminino. É uma oportunidade estratégica para intensificar nossa preparação, fortalecer nosso calendário internacional e consolidar processos que serão fundamentais no ciclo. Para nós, essa edição no Brasil representa desenvolvimento, visibilidade e a construção de um legado real para a modalidade”, celebrou.

A edição de 2026 ocorrerá durante as janelas oficiais de março e abril, oferecendo às seleções participantes um ambiente organizado para enfrentar adversárias fora de suas regiões habituais. Os locais das partidas serão anunciados pela organização em momento posterior.

Vale acrescentar que uma versão piloto do FIFA Series foi realizada em março de 2024, e o modelo será expandido em 2026 com mais países envolvidos e um número maior de sedes, consolidando o formato de forma definitiva.

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT