- Flamengo e Grêmio defendem decisão que levou à saída do Palmeiras da Libra
- Manifestação ocorre após o acordo sobre os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro da Série A
- Clubes apontam aumento na participação das receitas
Flamengo e Grêmio divulgaram, nesta quarta-feira (6), um posicionamento conjunto em apoio à decisão que levou à saída do Palmeiras da Libra. A manifestação ocorre em meio ao debate sobre a organização e os critérios adotados pelo grupo para a gestão dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro da Série A.
Entre os argumentos apresentados pelo time paulista para deixar o bloco, o Verdão citou “atitudes egoístas, quando não predatórias” que teriam “inviabilizado a coesão necessária para a criação de um modelo compartilhado de gestão e governança”.
Nesse contexto, Flamengo e Grêmio optaram por se posicionar publicamente, defendendo o caminho adotado e reforçando a condução das negociações dentro da liga.
A iniciativa do Rubro-Negro e do Tricolor Gaúcho acontece após a formalização de um entendimento entre o Flamengo e os demais integrantes da Libra sobre os valores ligados aos direitos de transmissão da Série A.
Segundo o que foi apresentado, tanto o clube carioca quanto o gaúcho indicam que o novo arranjo ampliou suas fatias nas receitas em comparação ao modelo anterior, o que ajudou a encerrar parte das divergências existentes.
Confira a nota na íntegra de Flamengo e Grêmio
“O Clube de Regatas do Flamengo e o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense informam que, desde o início deste ano, defenderam conjuntamente um critério de rateio da verba de audiência, prevista no contrato firmado entre a Globo e os clubes da Libra, que reconheça a capacidade de cada clube de gerar valor econômico.
Essa atuação foi fundamental para que Flamengo, Grêmio e os demais clubes da Libra firmassem, no último fim de semana, um acordo que encerra a divergência sobre a distribuição das receitas de audiência, parcela que corresponde a 30% da remuneração fixa total prevista no contrato de direitos de transmissão até 2029.
O entendimento alcançado representa um equilíbrio entre o modelo defendido por Grêmio e Flamengo e a posição dos demais clubes da Libra. O esforço conjunto de todas as partes foi decisivo para a construção de uma solução consensual.
O acordo garante que, no período de 2026 a 2029, Flamengo e Grêmio ampliarão suas participações nas receitas de audiência em relação ao modelo anteriormente proposto, assegurando receitas adicionais para ambos os clubes.
Flamengo e Grêmio reforçam seu compromisso com a construção de uma liga forte, sustentável e alinhada às melhores práticas internacionais, destacando que o diálogo, a responsabilidade institucional e a capacidade de convergência são fundamentais para o desenvolvimento do futebol brasileiro”.






