- O Palmeiras oficializou sua saída da Libra, movimento que ocorre dias após a aprovação de um acordo envolvendo o Flamengo.
- A saída acontece após a conclusão de um entendimento entre Libra e Flamengo relacionado à divisão da parcela variável do contrato de televisão.
- O Palmeiras também informou que a saída não representa adesão ao Futebol Forte União.
O Palmeiras oficializou sua saída da Libra, movimento que ocorre dias após a aprovação de um acordo envolvendo o Flamengo e a redistribuição de receitas ligadas aos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro.
Em comunicado, o Palmeiras afirmou que a decisão foi motivada por divergências relacionadas à atuação recente do bloco. O clube destacou que participou desde o início das negociações para formação da liga, em 2022, e reconheceu avanços obtidos ao longo do processo, incluindo o contrato de mídia firmado com a Grupo Globo.
Apesar disso, a diretoria avaliou que o ambiente interno perdeu alinhamento em torno da proposta original de criação de uma estrutura coletiva de governança para o futebol brasileiro. Segundo o posicionamento oficial, a associação passou a priorizar demandas particulares de seus integrantes, comprometendo a construção de um modelo unificado.
A saída acontece após a conclusão de um entendimento entre Libra e Flamengo relacionado à divisão da parcela variável do contrato de televisão, vinculada à audiência. O acerto prevê um repasse adicional de R$ 150 milhões ao clube carioca ao longo do vínculo vigente, dividido em quatro parcelas de R$ 37,5 milhões.
A discussão teve início após o Flamengo contestar judicialmente os critérios de distribuição dessa fatia das receitas, ação que resultou no bloqueio de valores ligados ao contrato. Diante do risco de impactos financeiros mais amplos durante os próximos anos do acordo comercial, os demais integrantes da Libra optaram por aprovar a composição.
Nos bastidores, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, já vinha demonstrando insatisfação com a nova configuração da divisão financeira. Segundo informações apuradas, o clube havia comunicado previamente aos integrantes da Libra que deixaria o grupo após a oficialização do acordo com o Flamengo.
O Palmeiras também informou que a saída não representa adesão ao Futebol Forte União. Neste momento, o clube pretende acompanhar as discussões sobre uma possível organização de liga conduzida institucionalmente pela Confederação Brasileira de Futebol.
Comunicado oficial:
A Sociedade Esportiva Palmeiras comunica que formalizou nesta terça-feira (5) a decisão de se retirar da LIBRA (Liga do Futebol Brasileiro), por divergências relacionadas ao papel desempenhado atualmente pelo bloco.
Desde as tratativas iniciais, em 2022, o clube participou de forma ativa e propositiva das discussões voltadas à construção de uma liga unificada, convicto de que tal iniciativa representaria um avanço significativo na organização e no fortalecimento do futebol nacional.
É inegável que o bloco obteve conquistas, entre elas o acordo vigente pelos direitos de transmissão na TV. Ao longo desse processo, contudo, atitudes egoístas – quando não predatórias – inviabilizaram a coesão necessária para a criação de um modelo compartilhado de gestão e governança.
Desse modo, a LIBRA acabou por se distanciar de seus propósitos originais, consolidando-se, na prática, como um grupo heterogêneo dedicado a tratar exclusivamente de interesses individuais.
A saída da LIBRA não implica adesão do Palmeiras a qualquer outra associação representativa. O clube opta, neste momento, por acompanhar os próximos passos da possível estruturação de uma liga, conduzida no âmbito institucional da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
Seguimos abertos ao diálogo e dispostos a contribuir por meio de medidas que possam efetivamente promover a evolução estrutural de que o futebol nacional necessita.





