Coluna

Beijo na boca no Marketing Esportivo

Fabio Wolff mostra como ações simples de se realizar geram resultados satisfatórios

Beijo na boca no Marketing Esportivo

20 de março de 2019

3 minutos de Leitura

Fábio Wolff
Fábio Wolff
Fábio Wolff é sócio-diretor da Wolff Sports, e professor em cursos de MBA em Gestão e Marketing Esportivo na Trevisan Escola de Negócios

No texto anterior aqui em minha coluna (“Como vender mais pizzas”) expliquei e exemplifiquei que ativar não é um bicho de setes cabeças, mas é preciso ter experiência, know-how e conhecer o cliente para ser assertivo na ação.

Como prometi, segue abaixo mais um case de ativação que realizamos.

O cliente é a Blowtex e o briefing foi aproximar e criar maior sinergia da marca com público que frequenta jogos de futebol. Contratamos locução e entrega de filmagem e telões no Allianz Parque, junto à Estádio TV.

A ação foi baseada em uma ativação que é comum nos Estados Unidos. Em vários jogos da NBA, por exemplo, costuma-se realizar a tradicional “Kiss Cam”, ou “Câmera do Beijo”.

Os americanos, papas do marketing esportivo, enxergam e exploram o esporte como um entretenimento, ou seja, desenvolvem diversas ações antes, durante e pós evento com o objetivo de encantar e entreter os fãs pelo maior tempo possível, tornando o match day (consumo de alimentação e bebidas, produtos licenciados e venda de outros produtos e serviços no local) uma receita importantíssima para o negócio, além, é claro, de buscarem a fidelização, bem como o hábito, por parte dos torcedores, de famílias se programarem para ir com frequência aos jogos de suas equipes prediletas.

Vale ressaltar que, como nos USA os fãs tem uma gama de excelentes produtos de entretenimento no esporte (exemplos: NBA, NFL, NHL e outros) além dos esportes universitários, cada time ou liga busca a excelência, fazer o diferente na entrega do produto. Para isso, eles estão invariavelmente antenados com a tecnologia e as inovações do marketing para aplica-las ao esporte.

Voltando a nossa ação da Blowtex, no intervalo da partida de futebol em jogos do Palmeiras no Allianz Parque, o som da Arena informava sobre a “Câmera do Beijo Blowtex” e, na sequência, nos telões apareciam imagens de alguns casais, um de cada vez (é claro), que quando flagrados se beijavam debaixo de gritos e assobios do público presente.

Assim como a ativação da Patroni Pizza mencionada na coluna passada, a ação de Blowtex também foi bem simples de se realizar e com resultados efetivos, uma vez que não apenas conseguimos chamar a atenção do público – mais de 35 mil torcedores impactados por jogo – como criamos uma maior simpatia e maior recall para a marca, através de muitas gargalhadas e momentos de descontração.

Confira em vídeos um pouco do que foi a “Câmera do Beijo Blowtex” acessando o perfil da Wolff Sports & Marketing no Instagram: @wolff.sports.

 

Compartilhe