Fundada em 1981, a Centauro é tida como a maior rede multinacional de varejo em artigos esportivos. Diferentemente da Netshoes, sua concorrente, a marca está presente nos principais shoppings do país a partir de um conceito de megastore que reúne diversas categorias de esportes, entretenimento e experimentação de produto.
Sebastião Bonfim Filho, então com 28 anos, herdeiro de um varejista de tecido de Caratinga, tinha uma ideia na cabeça e aproximadamente US$ 10.5 mil no bolso. No contexto global, os Estados Unidos e seu forte interesse pela forma física e culto ao corpo e à saúde. Em paralelo, praticantes de corridas invadiam parques e ruas. Impressionado com o que viu no exterior, ele decidiu abrir uma loja de roupas e materiais esportivos, em abril de 1981, em Belo Horizonte. A oferta de camisetas, calções, abrigos de moletom e tênis atraiu primeiro seus amigos, mas rapidamente a clientela cresceu.
O nome, CENTAURO, remete à criatura com corpo de cavalo e torso de homem. Sebastião soube que, na mitologia, os centauros eram monstros cruéis, ainda assim optou por seguir com o nome. Com apenas quatro funcionários, a pequena loja já nasceu com propostas de trabalho muito bem definidas.
O e-commerce ainda apoia e patrocina diversos eventos esportivos, como corridas de rua, atletas e árbitros de futebol. Marcelo Melo, do tênis, é um dos embaixadores da marca, além do Movimento por um Futebol Melhor, da Ambev.