Indústria

#VamosLaBestia: o golaço de conteúdo do futebol brasileiro em 2018

Produção do Cruzeiro para a Libertadores 2018 é atemporal e dialoga de maneira única com o torcedor

#VamosLaBestia: o golaço de conteúdo do futebol brasileiro em 2018

20 de abril de 2018

3 minutos de Leitura

Leitor, deixe de lado o seu fanatismo e leia como um fã/profissional de marketing esportivo. Aqui falaremos de uma iniciativa lançada recentemente e que celebra a participação de um clube em especial na principal competição do nosso continente.

No início deste ano o Cruzeiro lançou a marca “La Bestia“, que já está sendo utilizada em campanhas nos seus canais de comunicação e que contemplará também uma linha de produtos licenciados. O termo original é ‘La Bestia Negra’, que remete ao apelido dado pelos argentinos ao clube durante as décadas de 70 e 80, fruto das atuações da equipe mineira nos gramados locais. A redução para “La Bestia” busca aproximar de uma icônica música que o torcedor celeste canta. Dito isso, uma iniciativa em especial parte desta campanha merece um destaque especial: a web série #VamosLaBestia, divulgada desde o final de fevereiro em seu canal no YouTube.

Sim, trata-se de uma produção de cruzeirense para cruzeirense e que acompanha de maneira imersiva os passos da Raposa na disputa da Libertadores 2018. Nosso foco, portanto, é exaltar não somente a qualidade do material, que é visualmente simples, mas a maneira encontrada pelo Cruzeiro para estabelecer um diálogo direto com o seu torcedor. O clube coloca seus jogadores em uma situação confortável para abrirem o coração e tratar de sentimentos que os acompanham no torneio. Longe dos holofotes e microfones de jornalistas, o inscrito é envolvido em testemunhos que o aproximam do que os protagonistas pensam da torcida e o que sentem, planejam e esperam do próximo jogo.

Em um momento que a indústria do esporte aproveita cada vez mais as oportunidades do emergente mercado de streaming, com plataformas OTT e redes sociais gerando conteúdos com cada vez mais qualidade e diversificando formatos, ver um material deste tipo sendo produzido por um clube brasileiro merece toda a admiração. A web série do Cruzeiro, ainda que trate de um torneio em específico, faz o cruzeirense esperar que outros do tipo sejam lançados futuramente, cientes que a tendência é que novas produções sejam criadas com um nível de excelência ainda maior.

Mais do que a interação e o buzz gerados, é fundamental que o torcedor, de uma maneira geral, esteja cada vez mais inserido no universo do seu clube do coração, indo muito além do consumo de imagens de bastidores, coletivas e treinamentos, que já tornaram-se linhas editoriais batidas ao explorar plataformas de vídeo.

Independente da vida do Cruzeiro na Libertadores 2018, fica o registro de que é possível gerar conteúdo relevante e, principalmente, que trate de temas específicos sem receio do que irá acontecer futuramente. Trabalhar com esta frente é estudar diariamente o que interessa a audiência, é não poder ter medo de ousar, saber que arriscar e embarcar em oportunidades é obrigatório.

#VamosLaBestia, por enquanto, é o golaço de conteúdo do futebol brasileiro neste ano e não irá perder o seu valor mesmo que atrelado ao desempenho em campo. Retorno de inscritos e visualização são importantes, claro, mas mexer com o brio impacta também na monetização de ativos digitais, em novas associações ao programa de sócio-torcedor e satisfação de patrocinadores.

Ainda que com um approach diferente, há dois anos elogiamos a iniciativa do Grêmio com o #QueremosACopa e os resultados obtidos pelo clube. Relembre!

Compartilhe