Indústria

Quais as marcas mais lembradas pelos brasileiros na Copa do Mundo?

Os resultados apresentados baseiam-se exclusivamente no poder de ativação das empresas

Quais as marcas mais lembradas pelos brasileiros na Copa do Mundo?

10 de maio de 2018

2 minutos de Leitura

MindMiners, startup brasileira especializada em pesquisa digital, realizou um estudo buscando identificar a lembrança/percepção do grande público sobre as marcas envolvidas na Copa do Mundo 2018. Em pesquisas do tipo, os resultados baseiam-se exclusivamente no poder de ativação dos players.

No levantamento da startup, feito durante um período de seis dias e que contemplou ouvir mil pessoas com mais de 18 anos, com 39%, a Nike é a primeira marca que vem à cabeça da maioria dos entrevistados quando perguntados sobre o Mundial. A Adidas aparece na segunda colocação com 14%. Coca-Cola (6%), FIFA (4%), Itaú (3%), Penalty (3%), Brahma (2%) e Caixa (2%) completam o ranking geral.

Leia também: As marcas mais associadas ao esporte no Brasil

Como se sabe, o swoosh não possui relação alguma com a FIFA, patrocinada pela empresa das três listras desde a década de 70. Quando perguntados sobre as marcas esportivas que mais associam à Copa, novamente a liderança da Nike (59%). Adidas, Puma e Mizuno, respectivamente, figuram em seguida.

Entre as cervejarias, o primeiro lugar é ocupado pela Brahma (27%), patrocinadora de longa data da equipe de Tite. Heineken (24%) foi a segunda mais citada, certamente fruto do seu amplo trabalho de ativação para a UEFA Champions League. Skol, Budweiser e Itaipava completam o TOP5. Já nas redes de fast food, domínio absoluto do McDonald’s, com 60%. A empresa é patrocinadora da FIFA e também dos Jogos Olímpicos.

O segmento que mostrou o maior equilíbrio é o de bandeiras de cartão, com um empate técnico entre Visa (42%) e Mastercard (40%). A primeira é patrocinadora oficial da FIFA, enquanto a segunda renovou seu acordo com a Champions League até 2021 e tem Pelé como embaixador global.

Outra informação levantada pela MindMiners é que 1/3 das pessoas confessaram que aumentam os gastos durante o período da Copa do Mundo. Entre os itens mais buscados para acompanhar o torneio destacam-se a camisa da Seleção (23%), televisores (15%), álbum de figurinhas (12%), celular (11%) e notebook (6%).

Compartilhe